Brasil Novo Notícias: Encontro apresenta novas técnicas de piscicultura na Volta Grande do Xingu

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Encontro apresenta novas técnicas de piscicultura na Volta Grande do Xingu


A Norte Energia e Empresa de Assistência Técnica do Estado do Pará (Emater) promovem nesta quinta-feira (29/05), a partir das 9h, em Vitória do Xingu, o I Encontro sobre Piscicultura em Tanque-Rede. A atividade será desenvolvida na Cooperativa de Pescadores e Agricultores, formada recentemente como parte do projeto de estruturação da atividade na região.

O cultivo em tanque-rede aproveita o leito dos rios para produzir peixes em confinamento. Não há necessidade de escavações e impermeabilizações, como ocorre em tanques convencionais. No Encontro, um dos cooperados da Cooperativa de Vitória do Xingu vai relatar sua experiência exitosa com esta técnica para a criação de tambaqui.

Coordenadora do Encontro, Solange Tóla destaca que a criação de peixes em tanques-rede já foi testada com êxito na área no Trecho de Vazão Reduzida da Volta Grande do Xingu. Com a criação da Cooperativa em Vitória do Xingu, ela acredita que mais produtores se interessem pela técnica.

Além de apresentações técnicas, durante o encontro também serão fornecidas informações sobre financiamentos e licença ambiental para a atividade. “É um primeiro contato com os agricultores interessados. Servirá para que eles saibam que é um negócio viável e lucrativo na região”, comenta Solange.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário