A tabela de reajuste dos medicamentos será divulgada nesta terça-feira (31), pela Anvisa. De acordo com uma estimativa de entidades do setor, a alta pode variar entre 5% e 7,70%. O aumento anual elevará os preços de cerca de 19 mil representações de medicamentos de referência (marcas famosas). Os novos valores para os consumidores, porém, deverão chegar às prateleiras ao longo do mês de abril.
As entidades esperam uma alta de 7,70% para os remédios de nível 1 (faixa em que seus concorrentes genéricos têm participação igual ou superior a 20%), 6,35% para os de nível 2 (grupo em que os genéricos respondem por de 15% a 20% do mercado) e 5% para os de nível 3 (casos em que os concorrentes detêm menos de 15%).
Os remédios de nível 1, faixa que agrupa 21,57% dos medicamentos presentes nas farmácias, inclui tranquilizantes, diuréticos e anti-histamínicos. No nível 2, que engloba 26,70%, estão anestésicos, remédios para parar de fumar e antipsicóticos. O nível 3, com participação de 51,73%, tem vasodilatadores.
ORM News
Nenhum comentário:
Postar um comentário