Brasil Novo Notícias: Montagem da Casa de Força Principal avança em Belo Monte

quarta-feira, 25 de março de 2015

Montagem da Casa de Força Principal avança em Belo Monte


A Casa de Força Principal da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que responderá por 97% da energia do empreendimento, ganhou mais uma grande peça no dia 18 de março, quando foi instalado o pré-distribuidor da Unidade Geradora número 4. A peça, de 261 toneladas e 11,6 metros de diâmetro, foi baixada ao poço da quarta turbina num processo que demorou 45 minutos. A UHE Belo Monte vai gerar 11.233,1 MW de energia e beneficiar o equivalente a 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil.

A descida do equipamento ocorreu com o uso de uma ponte rolante com capacidade de carga de até 400 toneladas em cada guincho, posicionada na área de montagem com o fim específico de mover peças de grandes dimensões.

Dentre os muitos componentes mecânicos da turbina de uma hidrelétrica, o pré-distribuidor exerce a função de distribuir e direcionar o fluxo d’água em torno do rotor. Este gira com o movimento da água e transfere o movimento para o gerador, que por sua vez converte a energia mecânica em elétrica. O pré-distribuidor também serve de estrutura para apoiar os componentes do distribuidor e da parte giratória da máquina.

A Casa de Força Principal da UHE Belo Monte é composta por 18 turbinas do tipo Francis, com potência unitária de 611,11 MW, o que totaliza 11 mil MW. A Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, acrescenta os 233,1 MW restantes de capacidade instalada do empreendimento.

Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário