Brasil Novo Notícias: Hemopa mobiliza doadores para garantir estoque de sangue no feriado

terça-feira, 31 de março de 2015

Hemopa mobiliza doadores para garantir estoque de sangue no feriado

A aproximação do feriado prolongado da Semana Santa e a redução no comparecimento de doadores voluntários de sangue levaram a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) a convocar doadores de todos os tipos sanguíneos, que podem se dirigir à sede da Fundação, no bairro Batista Campos, e à Estação de Coleta Hemopa Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole, KM-01 da BR-316. O hemocentro funcionará normalmente de 7h30 às 18 h, nesta terça-feira (31) e na quarta-feira (1º/4), e até 17 h na próxima quinta-feira (2).
Juciara Farias, titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, informa que o intenso período de chuvas causa viroses na população e congestionamentos no trânsito, contribuindo para diminuir o número de voluntários. “São variáveis que interferem diretamente no atendimento da demanda transfusional do Estado e na vida daqueles que dependem de uma bolsa de sangue para tratamento de saúde. A vinda de doadores é primordial para mantermos um suprimento de sangue seguro, e em qualidade e quantidade adequada”, ressalta a gerente.
Segundo Juciara Farias, o corpo clínico dos hospitais é um importante agente multiplicador da doação voluntária de sangue, uma vez que deve explicar a pacientes, familiares e amigos a importância da reposição de sangue e do encaminhamento de doadores ao hemocentro. “Período como esses têm grande reflexo também no suprimento de sangue considerado raro, tipos O Negativo, A Negativo, B Negativo e AB Negativo. Doadores com essa tipagem devem se dirigir ao Hemopa para doação e atualização cadastral no Clube de Doadores Raros”, ressalta.

Nesta terça-feira (31), e nos próximos dias 7, 09 e 14 de abril, a Fundação Hemopa realizará campanha interna de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, com voluntários do Hospital Galileu/HPEG. A meta é conseguir  25 doadores em cada dia da campanha.
Quem pode doar sangue: Pessoas com boa saúde, e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Deve ter peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses.
Serviço
A sede da Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário