Brasil Novo Notícias: Em coletiva, prefeito de Altamira explica sobre abastecimento de água e saúde na cidade

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Em coletiva, prefeito de Altamira explica sobre abastecimento de água e saúde na cidade

Na manhã desta terça-feira (22), a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa para tratar de assuntos relacionados às obras em Altamira, sudoeste do Pará, realizadas pela Norte Energia e as questões de responsabilidade dos Reassentamentos Urbanos construídos pela empresa e ainda não entregues ao município. 
A coletiva aconteceu no prédio da prefeitura, Domingos Juvenil chefe do executivo, estava acompanhado dos vereadores. Na pauta da coletiva, estavam respostas para afirmações equivocadas que circularam na cidade após uma entrevista de um representante da Norte Energia.  
A falta de água nos Reassentamentos, vem constantemente sendo divulgada na imprensa local, e em alguns casos, a responsabilidade está sendo atribuída a Cosalt, órgão público ligado a Prefeitura de Altamira. No entanto, o prefeito esclarece que  a responsabilidade do abastecimento ainda é da Norte Energia e que nenhum dos novos bairros foram entregues oficialmente ao município. 
“Não recebemos nada ainda desses bairros, todos são de responsabilidade da empresa que construiu os RUCs, estamos dando apoio porque são moradores da nossa cidade, porém essa responsabilidade ainda é da Norte Energia”, disse Juvenil. 
Sobre o reservatório de água no Mutirão, a Norte Energia informou hoje através de uma coletiva, que seria de responsabilidade do município, porém o prefeito nega esse recebimento dos serviços. 
“Ainda não chegou às minhas mãos nenhum documento me autorizando, operar esse sistema de abastecimento lá no Mutirão, portanto a prefeitura não tem condições legais para resolver essa situação, a Norte Energia não nos repassou essa obra”, afirmou o prefeito. 
Juvenil aproveitou ainda para explicar, que a demora na aprovação do projeto de criação da COSALT, fez com que os problemas já existentes na COSANPA se estendessem por mais tempo, gerando o caos que está hoje nos RUCs e em alguns bairros da cidade. 

"Foram quatro meses de tempo perdido na câmara de vereadores para criarmos a COSALT, esse tempo prejudicou muito a cidade e hoje a situação só não é pior por que estamos com planos de contigência com carros pipas e caixas d'água, e ainda temos erros de construção do sistema, que estamos resolvendo, mas o material para refazer esses trabalhos não vende em Altamira e requer adquirir fora daqui, então veja, que estamos recebendo agora depois dessa demora da câmara em aprovar a criação da COSALT", disse Juvenil.
O prefeito Ainda acrescentou;
"O São Joaquim não é de responsabilidade do município ainda, mas estamos ajudando, estamos fazendo o possível, vários poços secaram e mais, os bairros estão com consumo de água além da capacidade, o uso da água é grande, tem lava-jatos e criadores de peixes ornamentais usando a água que é para as famílias, mas estamos visualizando tudo isso. A prefeitura não fiscalizou porque não é papel da prefeitura fiscalizar, a Norte Energia deveria ter fiscalizado a empresa Gel Engenharia pois essa era sua subcontratada, agora a prefeitura está indentificando esses problemas e reconduzindo para a Norte Energia para que sejam sanados", explicou 
Já sobre o Hospital do Bairro Mutirão, que a empresa disse já ter repassado para a prefeitura, Domingos Juvenil esclareceu que a transferência será feita aos poucos, pois esse trabalho requer uma séria de protocolos médicos. 
“O hospital está pronto, do ponto de vista físico, mas não está preparado para receber pacientes, não se pode levar pessoas doentes para lá com a ausência de equipamentos, é preciso ter condições para receber essas pessoas” disse Juvenil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário