Brasil Novo Notícias: Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu será o mais moderno do Pará

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu será o mais moderno do Pará

O Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, que está com 80% das obras civis concluídas, recebeu visita técnica da Norte Energia e Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) na quarta-feira, 18/05. Os novos espaços se destacam pela infraestrutura moderna e por ser a maior obra do Sistema Penitenciário em construção no Pará. Assim que concluído, com previsão para setembro de 2016, serão criadas 612 novas vagas para o sistema carcerário na região, sendo 105 vagas para detentas, 306 para detentos e 201 ao regime semiaberto masculino. Em todas as três unidades há celas para pessoas com deficiência.
O projeto, que faz parte das ações do Projeto Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte e integra o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre Norte Energia e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), atende o que determinam as diretrizes básicas do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça (MS). Após a entrega da obra à Susipe, o aparelhamento do presídio será de responsabilidade do Governo do Pará.
A concepção do projeto ainda garante espaços que incluem módulos especiais para triagem e inclusão de saúde, enfermaria, atendimento odontológico, setores de vivência individual e coletiva, além de módulos educacionais com modernas salas de aula e ensino de informática. O complexo feminino, por exemplo, terá atenção humanizada às presas que são mães, com espaços para berçário e creche.

Outro diferencial da obra, que tem mais de 9.000 m², está na geração de renda dos presos do semiaberto, que terão possibilidade de trabalhar em atividades industriais. Além do mais, os três blocos do complexo atendem aos parâmetros de acessibilidade da pessoa presa e seus visitantes, pois possui espaços de vivência, convivência, assistência e educação.
De acordo com o Cel. André Cunha, Superintendente da Susipe, o projeto de engenharia do complexo de Vitória do Xingu é referência em dez Estados brasileiros. “É a maior obra do sistema penitenciário do Estado e se destaca por ser compacta e atender aos requisitos da legislação vigente”, disse André Cunha.
No período de 2011 a 2016, a Norte Energia destinou mais de R$ 100 milhões para a obras e aquisição de veículos, incluindo um helicóptero biturbina, em atendimento às demandas de segurança pública dos municípios localizados na área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Esses investimentos integram o Termo de Cooperação, firmado em 2011 e renovado até 2017, quando totalizarão aproximadamente R$ 123 milhões. 
As informações são da Norte Energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário