Brasil Novo Notícias: Nova fuga: presídio de Altamira já soma 12 incidentes em 2016

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nova fuga: presídio de Altamira já soma 12 incidentes em 2016

Menos de 24 horas após a chegada da comissão especial que vai investigar as fugas no centro de Recuperação de Altamira, sudoeste do Pará, os internos dão mais uma prova da facilidade para sair da casa penal sem serem notados. Durante a madrugada desta sexta-feira (13), dois internos conseguiram serrar as grades de proteção de uma ala conhecida como container, e pular o muro da instituição. Até agora eles não foram capturados, e se juntaram aos outros foragidos, somando 11 nomes na lista dos procurados.
A crise na segurança do sistema prisional em Altamira começou há cerca de dois anos, quando a unidade deixou de ser administrada pela Polícia Militar, o comando da casa penal hoje está nas mãos de um civil.
Em Altamira há poucos agentes, uma estrutura física precária, e falta vigilância eletrônica, uma mistura explosiva que se reflete em números negativos. Até agora são 12 fugas em menos de cincos meses; uma morte, um espancamento, e um suposto suicídio na lista de problemas, que ainda inclui três tumultos que precisaram ser contidos pelo batalhão de choque da Polícia Militar, além de duas tentativas de fuga em massa. Incidentes que mostram a ação dos internos e a fragilidade do sistema.

A criação da comissão especial foi uma resposta ao vídeo publicado nas redes sociais, onde um preso gravou a fuga de outros três. Nas imagens, o trio aparece pulando um telhado, e correndo pelo pátio do semiaberto, em direção ao muro que separa a instituição de uma área de mata. Um dos presos pega uma escada que estava no chão, e como que num passe de mágica, eles desaparecem. A cena chama ainda mais atenção, porque um grupo de presos joga cartas tranquilamente durante a ação, assistindo a fuga como se estivessem em um campo de futebol, comemorando a atuação de seus jogadores. Assim que eles fogem, o grupo comemora com gritos de: “pega… pega!”.
Em nota A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirma a fuga dos internos: Jader de Sousa Almeida e Moadir Cavalcante Santos. Após serrarem as grades da cela 3, Anexo B, os detentos empreenderam fuga pela muralha. A Polícia Militar continua fazendo buscas desde a madrugada em toda área de mata ao redor do presídio. A Susipe informa ainda que iniciou o processo de contratação de uma empresa para realizar reparos emergenciais no modulo de celas moveis e que o efetivo de agentes penitenciários será aumentado na casa penal, assim como o efetivo de Policiais Militares, permanecendo 24h na unidade, enquanto durarem as reformas.
Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário