Brasil Novo Notícias: SERÁ QUE AGORA AS FUGAS EM ALTAMIRA IRÃO PARAR?

sexta-feira, 13 de maio de 2016

SERÁ QUE AGORA AS FUGAS EM ALTAMIRA IRÃO PARAR?

Estado cria comissão para acabar com as fugas no presídio de Altamira
As imagens da fuga de três internos do Centro de Recuperação de Altamira movimentaram as redes sociais, e sacudiram os órgãos de Segurança Pública do Estado do Pará. Depois que a “correria” de três internos no pátio da instituição ganhou as redes sociais, foi criada uma comissão especial formada por especialistas em segurança pública, com a tarefa de corrigir as falhas administrativas, e melhorar a segurança no presídio. A missão é acabar com as fugas na unidade prisional.
Por enquanto a rotina no local segue como a de costume, mas a chegada do presidente da comissão, o Major da Polícia Militar, Paulo Amarantes, pode mudar isso. A casa prisional deve passar por uma operação pente fino, identificando pontos de fragilidade na estrutura física, e possíveis problemas com a administração. O número de agentes e de policiais militares envolvidos na segurança também pode sofrer alteração, as imagens feitas pelo celular de um interno, mostram que no momento da fuga não havia agente prisionais no pátio.
Entre as primeiras medidas tomadas pela comissão, estão a reforma no prédio do centro de recuperação, a melhoria das celas, reforço nas grades de proteção do pátio, e muros de contenção, a unidade deve receber ainda cercas eletrificadas, e a ampliação do muro que protege o presídio. A mudança que deve ser aplicada imediatamente, diz respeito às visitações, intensificando as revistas e aumentando o controle na entrada de produtos e alimentos destinados aos internos.

A imagem de mais essa fuga no centro de recuperação de Altamira deixou transparecer que a liberdade para agir dentro do presídio parecia uma rotina. A frente da comissão, o Major da Polícia Militar, Paulo Amarantes sabe que vai receber muitas reclamações, mas ele fala em mudanças positivas. Com relação à possibilidade de facilitação, o major deixou claro que: “nós temos um regulamento interno das unidades prisionais, que deve ser aplicado, e uma das tarefas dessa comissão é avaliar se houve descumprimento desse regulamento”, destacou.
Com a fuga desta última sexta-feira (06), a unidade soma mais de 10 incidentes de janeiro até agora. Hoje, pelo menos nove internos estão foragidos, e outros incidentes graves já foram registrados, como a morte de um preso, o espancamento de outro, e um possível suicídio. O centro tem capacidade para 192 apenados, mas está abrigando mais de 300. Com a instalação da comissão especial, a equipe tem 30 dias para identificar o que há de errado com o presídio de Altamira, apresentar um relatório detalhado desses problemas, e iniciar o trabalho de correção. “Em um futuro bem próximo, creio eu, todos esses problemas estarão resolvidos”, declarou o major. 
Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário