Brasil Novo Notícias: Condenação do prefeito de Vitória do Xingu seria movida por perseguição

terça-feira, 31 de maio de 2016

Condenação do prefeito de Vitória do Xingu seria movida por perseguição

As constantes aparições de Erivando Oliveira do Amaral (PSB), prefeito de Vitória do Xingu, Sudoeste do Pará, em processos judiciais por improbidade administrativa têm dado o que falar na região. No último dia 17 de maio, o prefeito foi condenado pelo crime de responsabilidade, e punido com uma pena de dois anos e quatro meses de prisão. A decisão tomada pelos desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará foi abrandada, e eles decidiram converter a pena em prestação de serviços comunitários.
O prefeito de Vitória do Xingu ainda pode recorrer da decisão, e foi o que o procurador do município informou em recente entrevista, após comentar mais uma polêmica envolvendo a prefeitura de Vitória: “As nossas contas estão sendo levadas ao tribunal de contas, agora temos as questões políticas dentro do município, que existem grupos políticos que não param de acionar as autoridades, que é claro, têm que dar uma resposta.”, destacou Arnaldo Santos, procurador do município, ao citar uma possível tentativa de minar o nome do prefeito e impossibilitar sua continuidade no cargo.
Condenado por crime de responsabilidade, Erivando teria contratado de forma irregular o coordenador de educação da zona rural do Município, mas a sua nomeação não constou na folha de pagamento do município. O esquema foi denunciado pelo Ministério Público do Estado, que vem apresentando uma série de denúncias relacionadas ao uso indevido de recursos públicos no município, e a constante aplicação de inexigibilidade de licitações, o que segundo o MP, serve para desviar recursos, e impedir a fiscalização das contas da prefeitura.
Às voltas com as investigações da operação Lessons, da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal, que apura irregularidades no uso dos recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a prefeitura de Vitória do Xingu fala em perseguição política, e busca nos tribunais todos os recursos possíveis para evitar novas condenações, e garantir a permanência de Erivando Oliveira do Amaral à frente da prefeitura.
O procurador do município, Arnaldo Santos garante que tudo será explicado, e a seu tempo, comprovada a idoneidade do gestor, e a lisura das contas da prefeitura de Vitória. Ele atribui aos investimentos em políticas públicas e infraestrutura na cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, a resposta para tantos “problemas” com a justiça: “Onde estão os recursos de Belo Monte, vejam o que era o município de Vitória do Xingu, era um município inexpressivo, e hoje, com o volume de recursos que recebe, como a cidade está.”, destacou o advogado.
Repasses federais
Perseguição ou não, as investigações sobre o uso de recursos públicos em Vitória do Xingu continuam. Além das ações que pretendem reverter a condenação do prefeito, os advogados aguardam o desenrolar da operação Lessons. Enquanto isso, outras questões seguem em aberto, como o fato de o município não utilizar recursos federais como o restante do país. Dinheiro estaria voltando aos cofres da união, por falta de aplicação.
Questionado sobre a situação, o procurador do município explica que diante da atual arrecadação de Vitória do Xingu, e da demanda por serviços e políticas públicas causadas pela vinda de Belo Monte: “Os repasses federais hoje, diante da nossa demanda, são mínimos”. Ainda de acordo com o advogado Arnaldo Santos, a prefeitura usa os impostos gerados por Belo Monte, desde o início das obras, algo em torno de R$ 438,8 milhões de reais, o que seria suficiente para suprir as necessidades atuais da região.

Por: Karina Pinto
Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário