Brasil Novo Notícias: CNH ELETRÔNICA DARÁ MAIS SEGURANÇA À FISCALIZAÇÃO EM 2018

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

CNH ELETRÔNICA DARÁ MAIS SEGURANÇA À FISCALIZAÇÃO EM 2018

A partir de fevereiro de 2018, os condutores de veículos de todo o país portarão a nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) em seus smartphones. O documento tem o mesmo valor jurídico da habilitação impressa. A solução desenvolvida pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) garante maior praticidade e segurança ao motorista. Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no dia 25 de julho, a nova solução digital é um aplicativo mobile e estará disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. O app armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, que garante autenticidade ao documento. Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, será avisado quando a CNH estiver perto de vencer e será informado sobre campanhas de trânsito.
A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, disse que o QR Code da CNH Digital é o mesmo da carteira impressa e que foi implementado para evitar possíveis fraudes e falsificações. Agentes de trânsito e qualquer cidadão poderão verificar, com o app Lince, a autenticidade do documento. O Lince também é uma tecnologia do Serpro desenvolvida para gerar o QR Code da CNH e possibilitar a leitura do código de forma exclusiva e diferenciada, já que exibe imagens, além dos dados textuais. No aplicativo, também é possível exportar arquivo com os dados da CNH digital assinada digitalmente. O documento pode ser compartilhado para, por exemplo, a realização de transações comerciais. Caso o motorista perca o smartphone e necessite bloquear o aparelho, deverá acessar o portal de serviços do Denatran e solicitar o bloqueio.
Para solicitar a carteira de habilitação eletrônica, o motorista já deve possuir uma habilitação impressa com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Não precisa se cadastrar novamente o condutor que já tiver cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução também criada pelo Serpro para o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto. Mas a solicitação deve ser feita pelo portal, com a mesma senha de cadastro do SNE. Além disso, os motoristas devem informar ou atualizar seus e-mails e telefones nos departamentos de trânsito estaduais. Caso a pessoa possua certificado digital, pode fazer as atualizações de e-mail e telefone diretamente no portal do Denatran.
O cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado, solicitando que o usuário realize login no aplicativo pelo aparelho que deseja ter a CNH digital. O motorista deverá criar um número de identificação pessoal, com quatro dígitos.
O taxista Luís Bessa, de 52 anos, 25 de profissão, disse ontem que para ele “tanto faz” se a habilitação for impressa ou eletrônica. É que, segundo ele, esse documento não é apresentado o tempo todo. “Só quando a gente é parado em uma blitz ou para fazer o licenciamento do veículo”, comentou. O motorista, porém, levantou uma questão: “E se eu perder o celular ou o aparelho for roubado, será que vai servir a carteira de pape?”. O aposentado Agostinho Lima, de 65 anos, disse que será melhor com a carteira eletrônica. “Mas tem um problema: e quando roubarem o celular?”, observou. Nesse caso, disse, o ideal seria ter o documento nas versões impressa e eletrônica.

Por O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário