Brasil Novo Notícias: POTENCIALIDADES DA CADEIA PRODUTIVA DE HORTALIÇAS NA TRANSAMAZÔNICA E XINGU É TEMA DE SEMINÁRIO EM ALTAMIRA (PA)

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

POTENCIALIDADES DA CADEIA PRODUTIVA DE HORTALIÇAS NA TRANSAMAZÔNICA E XINGU É TEMA DE SEMINÁRIO EM ALTAMIRA (PA)

A Embrapa Amazônia Oriental e a Norte Energia realizam nesta quinta-feira (31), na cidade de Altamira, o Seminário Cadeia produtiva de hortaliças - Contextualização e perspectivas no Território da transamazônica e Xingu. O evento ocorre na sede do Sesi Altamira e é voltado a produtores, empreendedores, técnicos, estudantes e demais atores que integram a cadeia produtiva de horticultura da região. A cartilha “Doenças nas Hortaliças Cultivadas em Altamira e Região” também será lançada e distribuída aos participantes durante o evento.
Os participantes irão debater, durante todo o dia, as soluções tecnológicas, os avanços e também os gargalos da produção de hortaliças na região, que assim como o restante do Pará ainda é dependente da oferta de grande parte desses alimentos, conforme explicou o pesquisador da Embrapa Pedro Celestino Filho, supervisor da Embrapa na Transamazônica. Ainda de acordo com o pesquisador, por apresentar ciclos curtos e ainda haver essa dependência, existe grande potencial de mercado para os produtores locais e geração de emprego e renda na região, além da oferta de alimentos mais frescos e saudáveis à população.
Parceria – O seminário é fruto de contrato de cooperação técnica entre a Embrapa e a Norte Energia, realizado desde 2014 para levar tecnologias capazes de contribuir com o desenvolvimento da horticultura nos municípios impactados pelo empreendimento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Paulo Sérgio Costa, da gerencia de projetos sócio-econômicos da Norte Energia, avalia que o projeto desenvolvido em parceria tem ajudado no fortalecimento da cadeia de horticultura e lembra que por meio do trabalho desenvolvido, foi possível não só introduzir novas culturas na região, solucionar problemas de pragas e doenças que assolavam as propriedades. “No auge da construção do empreendimento, os produtores atendidos forneceram folhagens e outras hortaliças, como tomate e pepino, aos refeitórios dos canteiros de obras para mais de 30 mil empregados”, explicou Paulo Sérgio.
Projeto lança cartilha sobre manejo de doenças nas hortaliças
Durante a programação, Embrapa e Norte Energia lançam a cartilha “Doenças nas Hortaliças Cultivadas em Altamira e Região”. A publicação é de autoria das pesquisadoras Alessandra de Jesus Boari e Alessandra Keiko Nakasone Ishida, junto com agrônoma da Embrapa Mazillene Borges de Souza. Elaborada em linguagem simples e com várias ilustrações, a publicação faz um relato das principais doenças que atingem os cultivos na região, assim como dá dicas de manejo para o controle e garantia da produção.



Informações: ASCOM - EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário