Brasil Novo Notícias: NOVA VACINA VAI PROTEGER MÃES DO ZIKA VÍRUS E BEBÊS DA MICROCEFALIA

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

NOVA VACINA VAI PROTEGER MÃES DO ZIKA VÍRUS E BEBÊS DA MICROCEFALIA

Instituto Evandro Chagas diz que a vacina contra o Zika vírus deve chegar aos postos de saúde em até cinco anos. Enquanto isso, mães relatam o drama após diagnóstico da doença e o dia-a-dia de filhos que nasceram com microcefalia.
Um sonho de vida adiado. Foi o que a jornalista Adriana Pereira, 30 anos, viveu após ser diagnosticada com o Zika vírus, em fevereiro de 2016. Ela estava fazendo acompanhamento médico para ter o primeiro filho, mas precisou interromper os planos quando começou a desenvolver os sintomas da doença: febre baixa, dor nos músculos e articulações, coceira, vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele.
Na maioria das vezes, a transmissão do Zika vírus ocorre através da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito que transmite febre amarela, dengue e chikungunya. Mas já existem casos de pessoas que foram contaminadas através da relação sexual sem uso de preservativo. 
Uma das maiores complicações do Zika vírus ocorre quando a gestante é contaminada, o que pode causar microcefalia, uma grave doença neurológica, no bebê.  Foi isso que fez Adriana adiar o sonho de ser mãe. "Parei de tomar anticoncepcionais e queria muito que meu filho nascesse ainda em 2016, mas, após meu diagnóstico, os médicos foram categóricos e disseram que eu deveria esperar, pelo menos, seis meses para engravidar". 
Adriana e o marido comemoraram o primeiro mês de vida
de Pedro com festa em casa (Foto: arquivo pessoal)
Adriana e o marido começaram a buscar informações sobre a doença e decidiram não arriscar. "Voltei a tomar contraceptivos. Acompanhávamos as notícias e tínhamos muito medo da microcefalia".   A jornalista esperou oito meses após o diagnóstico para engravidar, mas o receio continuava. "Depois que tive a doença, continuei usando repelente todo dia, passava a cada hora, para evitar ser picada pelo mosquito. Eu tinha repelente na bolsa, no carro e em casa. Fiquei paranoica", conta.

 
Fonte: DOL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário