Brasil Novo Notícias: 80 índios ocupam canteiro de obras de Belo Monte.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

80 índios ocupam canteiro de obras de Belo Monte.

Aproximadamente 80 índios ocupam nesta quinta-feira (21), o canteiro de obras da Usina de Belo Monte, no município de Altamira, no sudoeste do Estado.

Só neste mês de junho esta já é a segunda vez que a obra é invadida. Desta vez, a manifestação acontece em uma ensecadeira (barragem provisória para interromper o curso do rio) construída no sítio Pimental, que fica há 40 quilômetros do município, uma área onde é feito o desvio do Rio Xingu. Os índios querem a paralisação das obras da Barragem.

De acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), a invasão não afetou o andamento da obra e os trabalhos no local continuam normalmente, uma vez que o local ocupado está desativado devido uma autorização ambiental do Ibama que ainda não foi entregue.

Ocupação - No dia 16 de junho, ativistas ambientais que participaram de um evento contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu (Xingu+23), invadiram uma área do canteiro de obras da usina.

O Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) informou, naquela ocasião, que o local invadido, uma ensecadeira no sítio Belo Monte, atualmente não está em obras. Por isso, segundo a empresa, a ação não interrompeu o andamento dos trabalhos.

O CCBM obteve na Justiça uma ordem de reintegração de posse da área invadida. O Movimento Xingu Vivo que organizou a ação do dia 16, afirma que 300 pessoas participaram do protesto. O consórcio negou a informação e disse que apenas 50 estariam no local.

oliberal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário