Brasil Novo Notícias: Brasil Novo recebe visita do representante do Ministério do Meio Ambiente durante atividades sobre ZEE do Município

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Brasil Novo recebe visita do representante do Ministério do Meio Ambiente durante atividades sobre ZEE do Município

A Prefeita Marina Sperotto e o Vice - prefeito Júnior Lorenzoni
participaram das discussões sobre o ZEE de Brasil Novo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo realizou atividades relacionadas ao Zoneamento Econômico Ecológico – ZEE. Durante cinco dias de atividades, a SEMMA se reuniu com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Com empresários, produtores e alunos das escolas rurais para discutir o Diagnóstico Participativo do ZEE de Brasil Novo. As reuniões aconteceram entre os dias 28 de novembro e 04 de dezembro no auditório da Prefeitura.

Messias Rodrigues – Chefe do Setor de fiscalização da FUNAI
falando sobre as Terras Indígenas Arra
No decorrer do evento, estiveram no município, representantes de diversas autoridades das três esferas de governo, Municipal, Estadual e Federal. Entre eles estiveram: Felipe Barbosa – Gerente Substituto de Zoneamento do MMA que realizou uma palestra sobre o ZEE de Brasil Novo; Taiguara Alencar – Assessor Técnico do Giz da Cooperação Alemã; Juan Doublas – Analista do ISA que apresentou os resultados das oficinas de diagnósticos participativos em Brasil Novo; Rosa Paes do ICMBIO – Chefe da Resex Verde Para Sempre – palestrou sobre Proteção de Unidade de Conservação da Resex Verde Para Sempre; Messias Rodrigues – Chefe do Setor de fiscalização da FUNAI que falou sobre a situação da Terra Indígena Arara.

Sec. Zelma Campos e parte da equipe Técnica da SEMMA
De acordo com a Secretária de Municipal Meio Ambiente Zelma Campos, as atividades são a continuidade das ações do Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento –“Essas atividades que realizamos durante estes dias é uma continuidade do compromisso que assumimos junto ao município, através do Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento, que é de traçarmos estratégias para combater o desmatamento no município e ao mesmo tempo buscarmos alternativas para que os produtores possam se adaptar à esse novo modelo de produção com responsabilidade ambiental, mas também com aportes financeiros que possa lhes dar segurança de permanência em sua propriedade” – comentou a Secretária.

Felipe Barbosa – Gerente Substituto de Zoneamento do MMA e
Taiguara Alencar – Assessor Técnico do Giz da Cooperação Alemã.
Brasil Novo se tornou uma referência nacional no combate ao desmatamento pelo esforço para alcançar o desembargo ambiental do município e sair da lista negra do Ministério do Meio Ambiente foi criada em 2008, como medida para estimular a preservação das florestas e conter o desmatamento. Com equipe composta por 10 funcionários, que trabalharam de forma incansável percorrendo em um período de 90 dias 157.744 ha de uma área total de 636.684, 8492 ha o que corresponde a 33% da área cadastrável no município que é de 478.012 há alcançando com isso no dia 05 de julho às 10h:30min, objetivo traçado pelo grupo de trabalho que era de alcançar os 80% da área cadastrada e assim sair do embargo ambiental.

Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: Ascom/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário