Brasil Novo Notícias: Norte Energia apóia criação de Unidade de Conservação das tartarugas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Norte Energia apóia criação de Unidade de Conservação das tartarugas


O trabalho de preservação da tartaruga da Amazônia, do tracajá e do pitiú nas praias do arquipélago do Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, sudoeste paraense, inicia seu quarta ano de atividades. A iniciativa faz parte do Plano de Conservação de Ecossistemas Aquáticos executado pela Norte Energia. Com apoio financeiro da empresa e ações do Projeto de Educação Ambiental, a comunidade ampliou sua conscientização sobre a necessidade de se preservar o arquipélago, aumentando as chances de sobrevivência da tartaruga na região.
Iniciativa popular, o projeto de proteção das espécies foi abraçado pela Norte Energia, que mantém equipes de pesquisadores no local. Para atender ao trabalho de monitoramento dos berçários e dar suporte à elaboração de estudos, a empresa construiu uma base de apoio, com alojamentos e acesso à internet. Os pesquisadores acompanham as fêmeas por meio dos rastros deixados na areia das praias e identificam os ninhos, dando início a uma longa espera, até a desova.
Em 2010 os registros mostram o manejo de 320 mil indivíduos. No período reprodutivo de 2011, quando a Norte Energia passou a monitorar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Senador José Porfírio, foram manejados 800.266 filhotes, das três espécies, em dez praias do Tabuleiro do Embaubal. Em 2012 foram manejados 372.315 filhotes, três espécies em 12 praias.  
O aumento do número de filhotes durante a desova representa uma vitória para espécies como a tartaruga. Dos ovos que ela colocada a cada período reprodutivo, apenas um por cento chega à fase adulta. Outra ação do projeto ocorre durante o período não reprodutivo, quando as comunidades ribeirinhas e os moradores do município participam de campanhas educativas e de incentivo ao manejo sustentável, com o objetivo de aumentar a sobrevida das espécies.  
O trabalho de educação ambiental é uma das principais ferramentas utilizadas pela equipe do projeto no combate a caça indiscriminada e ao tráfico desses animais. Presente na culinária dessas comunidades, a carne da tartaruga é muito apreciada pelos moradores. Este foi um dos motivos que levou Saloma Oliveira, diretora da secretaria de meio ambiente de Vitória do Xingu, a apoiar o projeto de monitoramento executado pela Norte Energia. “Precisamos de diferentes parceiros e a Norte Energia é um deles. Quanto mais parceiros estiverem comprometidos na gestão, maiores e com certeza melhores serão os resultados de conservação e preservação da cadeia ecológica que envolve nossa biodiversidade”, destacou a secretária.
Com incentivo da Norte Energia e apoio da comunidade à preservação das praias do Embaubal, a área é hoje reconhecida pelo Estado do Pará como patrimônio regional. Em recente audiência pública realizada em
Senador José Porfírio, população e autoridades locais votaram pela criação da Unidade de Conservação do Tabuleiro do Embaubal. Um marco no trabalho de preservação e cuidado com um dos símbolos da fauna aquática do Xingu e da Amazônia.

Por: Assessoria de Imprensa Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário