Brasil Novo Notícias: Norte Energia conclui terceiro dique em Belo Monte

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Norte Energia conclui terceiro dique em Belo Monte

No total são 28 diques, o menor é de 1800 m3 e o maior 5 milhões de m3 
O terceiro dique da obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte ficou pronto essa semana. Serão 28 diques de contenção, que somam 26 milhões de m3 de aterro. Eles estão localizados no reservatório intermediário que se inicia no final do Canal de Derivação e chega até a Casa de Força Principal em Belo Monte. Para se ter uma ideia, tem dique que possui 68m de altura, com 2Km de extensão e 5 milhões de m3 de volume compactado categorizando-os como maiores que muitas barragens de terra das usinas brasileiras. Um dique de 68m de altura equivale a um edifício de 22 andares.
Maior obra de engenharia em execução no país, Belo Monte é uma usina a fio d’água, em que 45% do reservatório correspondem ao próprio leito do rio, evitando grandes alagamentos. Para gerar energia e garantir a capacidade instalada de 11.233,1 megawatts, a obra vai contar com a construção dos diques de contenção, que são estruturas construídas com terra (argila) compactada e rocha, usadas para fechar a sela topográfica ou partes baixas entre dois morros (elevações de terreno).
Os diques da UHE Belo Monte são de engenharia hidráulica e fundamentais para a obra e funcionamento da usina, sem eles, não haveria como represar a água desviada pelo Canal de Derivação. Para serem construídos, são utilizados equipamentos específicos, como escavadeiras, caminhões basculantes e rolos compactadores, além de profissionais operadores bem treinados.
 Para o Superintendente de Construção da Norte Energia nas obras dos diques, engenheiro Júlio Sarcienlli Fabri, “as atividades seguem o cronograma e a intensidade dos trabalhos deverá diminuir nos próximos meses devido ao período de chuvas na região. Os trabalhos com terraplenagem dependem de seca, pois a umidade do material tem um rigoroso controle técnico executivo. A diversidade destas obras em tamanhos e quantidades exigem um planejamento detalhado e rigoroso que estamos seguindo. O ano de 2014 será desafiador para cumprirmos as metas planejadas”, afirmou. 
Assessoria de Comunicação Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário