Brasil Novo Notícias: Senador José Porfírio comemora 52 anos

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Senador José Porfírio comemora 52 anos

Neste domingo (29), o município paraense Senador José Porfírio, localizado na microrregião de Altamira, chega ao seu 52º aniversário com muito a comemorar. Com o início das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a cidade, que é diretamente influenciada pelo empreendimento, passou a receber toda a infraestrutura que a Norte Energia deixará de legado na Região do Xingu.
Senador José Porfírio foi criado em 1961, quando desmembrou-se de Porto de Moz e adquiriu definitivamente  sua emancipação político-administrativa. Recebeu seu nome em homenagem ao antigo político José Porfirio de Miranda Júnior.
Porém, foi em 2011, quando a UHE Belo Monte se instalou na região, que o município passou a receber investimentos pesados nas áreas de Sáude, Educação, saneamento básico, fiscalização ambiental, entre outros. Até o fim de 2013, serão R$ 21 milhões investidos em infraestrutura e serviços para o desenvolvimento de Senador José Porfírio.
Diversos equipamentos foram doados à prefeitura, como tratores, veículos e pá carregadeira e a rua na frente da cidade recebeu pavimentação. Para impulsionar os serviços de saúde, a cidade já recebeu entre ambulâncias e ambulanchas, equipamentos de ultrassonografia, compra de materiais e medicamentos, quatro postos de saúde e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Estão previstas ainda a reforma do Hospital Municipal, a adequação da UBS de Vila Nova e a construção da UBS de Itatá, além da construção de Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NUVE.
Para o controle da malária no município, a Norte Energia está transferindo recursos para contratação de agentes para o Programa de Combate a Malária (PACM), além de aquisição de veículos, equipamentos, materiais didáticos e insumos para o programa.
A Educação também é prioridade. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Planalto , PA Ressaca e Salomão Schrique foram reformadas e receberam equipamentos. A Bambu – Escola Francisco Merêncio está sendo construída e ampliada e também já recebeu equipamentos. Esta prevista ainda a construção de salas de aula para o Ensino Médio e a construção e ampliação da Escola Luiz Rebelo. Para o transporte dos alunos, a cidade recebeu lanchas escolares.
A Norte Energia realiza ainda no município o Projeto de Manejo de Quelônios de Belo Monte, visando a conservação do meio ambiente. Muitas benfeitorias ainda serão realizadas em Senador José Porfírio, como implantação de infraestrutura de abastecimento de água e esgoto. É a UHE Belo Monte trazendo desenvolvimento para a cidade e para a região.

Parabéns a todos os Porfirienses!

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário