Brasil Novo Notícias: Região de Castelo dos Sonhos colherá 60 mil toneladas de soja e arroz

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Região de Castelo dos Sonhos colherá 60 mil toneladas de soja e arroz

A região de Castelo dos Sonhos, em Altamira, no entorno da BR-163 está começando a despontar como um novo polo de agricultura mecanizada para produção de grãos no Pará. A prospecção é do posto avançado da Empresa de Assistência Técnica e Agricultura do Estado do Pará (Emater) localizado no distrito de Castelo dos Sonhos. Produtores daquele e de outro distrito, Cachoeira da Serra, em um raio de 100 quilômetros de margem e 100 de adentramento em relação à Rodovia, devem colher, a partir do fim de janeiro ano que vem, 60 mil toneladas de soja transgênica e arroz cambará, com vistas à exportação. A produção esperada corresponde a quase o dobro do que se alcançou em 2013.

“Há quem nos considere ‘a última fronteira agrícola do país”, explica o técnico agrícola da Emater em Castelo dos Sonhos, Celso Rambo, para quem, na próxima década, será possível atingir uma safra anual de três milhões de toneladas. O movimento começou há cerca de três anos, quando o governo federal retomou a pavimentação da BR, sobretudo no trecho que dá acesso ao Porto de Santarém, o mais próximo do continente europeu.

A facilidade de escoamento e a melhoria das condições estruturais atraíram agricultores de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, detentores de alta tecnologia para o cultivo de grãos. O diferencial é o maquinário com GPS. “Hoje, a agricultura competitiva é aquela feita com com precisão. Calculando-se todas as aplicações e retiradas via satélite, o produtor evita desperdícios e perdas, o que aumenta a produtividade típica em até 15%”,diz Rambo. Projetos de crédito já tramitam no Banco da Amazônia e podem representar investimentos individuais imediatos de mais de R$ 2 milhões.


Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário