Brasil Novo Notícias: Seminário discute o Manejo Florestal Comunitário em Anapu

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Seminário discute o Manejo Florestal Comunitário em Anapu


Hoje, 22, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) promoveu em Anapu, sudoeste do Pará, o “Seminário de Manejo Florestal Comunitário e Familiar: Geração de renda e emprego com a floresta em pé”. O evento teve como objetivo debater o tema do manejo comunitário com os atores locais e sensibilizar as lideranças da região para o tema. Participaram cerca de 200 comunitários, provenientes dos assentamentos Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Anapu I, PDS Esperança e PDS Virola Jatobá.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR), estima-se que o oeste paraense apresenta de 90 mil quilômetros quadrados de floresta em pé - a maioria sobre domínio de comunitários. Anapu representa um grande potencial de recursos florestais na região, tendo em seu território áreas indígenas e assentamentos, como os Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDSs).

Os PDSs surgiram como uma proposta do movimento social e ambiental na região há cerca de uma década. Baseiam-se na agricultura familiar e na exploração de produtos florestais, ambas de baixo impacto sobre a mata. Porém, não se trata de uma unidade de conservação (UC), como são os parques, reservas e florestas nacionais, mas um tipo de assentamento que mantém a maior parte da cobertura florestal de pé.

Entretanto, a área dos assentamentos da região é alvo da extração ilegal madeireira por parte de empresas, que configuram em uma das principais insatisfações dos comunitários. O Seminário do Manejo Florestal Comunitário contribui para esse contexto no sentido de sensibilizar a população para a exploração de produtos e serviços florestais de forma sustentável, além de capacitar para a gestão do território, promover o fortalecimento organizacional e fomentar o controle social sobre as decisões relacionadas ao aproveitamento econômico dos recursos naturais .

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. O Seminário foi uma ação do Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar promovido pelo IEB, com o apoio do Fundo Vale e Mac Foundation, e tem como objetivo proporcionar a interação entre os setores envolvidos no tema e permitir que as organizações comunitárias conheçam iniciativas relevantes sobre o assunto.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário