Brasil Novo Notícias: Pará ganha três novas unidades de conservação ambiental

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pará ganha três novas unidades de conservação ambiental

Juntas, somam 58 mil hectares em áreas de preservação no nordeste do PA. Reserva Araí-Peroba será ampliada em 50, 5 mil hectares.


O estado do Pará passará a ter três novas unidades de conservação, de acordo com decretos publicados na última segunda-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU), e que juntas, somam 58 mil hectares em áreas de preservação. A decisão da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ainda ampliou a Reserva Extrativista (Resex) Marinha Araí-Peroba, localizada em Augusto Corrêa, em 50, 5 mil hectares à área total da unidade, antes estimada em 11,5 mil hectares.
A Resex Marinha Mocapajuba tem aproximadamente 21 mil hectares em São Caetano de Odivelas. Já a Resex Marinha Mestre Lucindo, em Marapanim, soma 26,4 mil hectares de área. A Resex Marinha Cuinarana, situada em Magalhães Barata, totaliza uma área de 11 mil hectares.
Segundo o MMA, a medida deverá garantir a conservação da biodiversidade de regiões de mangue, restinga e outros ecossistemas, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais, protegendo os meios de subsistência e os costumes das comunidades tradicionais instaladas no local.
De acordo com os decretos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) será o responsável por definir as zonas de amortecimento de todas as quatro unidades. Nessas áreas, serão permitidas atividades minerárias autorizadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e licenciadas pelo órgão ambiental competente. O ICMBio e o conselho deliberativo de cada unidade observarão as normas de ordenamento do uso sustentável dos recursos de pesca e aquicultura.
Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário