Brasil Novo Notícias: Imagens inéditas mostram Titanic antes de tragédia

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Imagens inéditas mostram Titanic antes de tragédia

Exposição traz fotografias do lançamento ao mar do transatlântico que naufragou em sua primeira viagem, há 102 anos


Titanic é rebocado do estaleiro (Foto: National Museums Northern Ireland)

Uma exposição de fotos mostra ao público, pela primeira vez, imagens da cerimônia de lançamento ao mar do "Titanic", o transatlântico que entrou para história por ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912.

Construído nos estaleiros Harland and Wolff, de Belfast, na Irlanda do Norte, entre 1909 e 1912, o "Titanic" afundou ao bater em um iceberg durante a travessia entre Southampton, na Grã-Bretanha, e Nova York. Mais de 1,5 mil passageiros morreram na tragédia.
O Titanic lança fumaça nos céus de Belfast  (Foto: National Museums Northern Ireland)O Titanic lança fumaça nos céus de Belfast (Foto: National Museums Northern Ireland)
Em 1997, o filme de James Cameron, com o naufrágio como pano de fundo, recebeu 11 Oscars, um recorde.
Mas a exposição, que está sendo realizada no Ulster Folk and Transport Museum, em Cultra, na Irlanda do Norte, captura momentos felizes ligados ao "Titanic". As 116 fotos mostram multidões se aglomerando no estaleiro para ver o navio ser "batizado".
O material inclui imagens do presidente do estaleiro, Lord Pirrie, inspecionando o navio.
"Um dos pontos mais interessantes da exposição é o sentimento de júbilo transmitido pelas fotos num dia de orgulho para Belfast", afirma William Blair, um dos diretores da Associação de Museus da Irlanda do Norte.
Já o dono das fotos, Steve Raffield, que comprou o álbum há dois anos, disse estar "orgulhoso" de mostrar as imagens ao mundo.
"Eu espero que o maior número possível de pessoas possa vê-las", comentou Raffield.
 Vista lateral do Titanic  (Foto: National Museums Northern Ireland)Vista lateral do Titanic (Foto: National Museums Northern Ireland)
 Multidões foram ao estaleiro Harland and Wolff para de despedir do navio  (Foto: National Museums Northern Ireland)Multidões foram ao estaleiro Harland and Wolff para de despedir do navio (Foto: National Museums Northern Ireland)
 Ainda com amarras, o Titanic passa por uma última inspeção  (Foto: National Museums Northern Ireland)Ainda com amarras, o Titanic passa por uma última inspeção (Foto: National Museums Northern Ireland)

Nenhum comentário:

Postar um comentário