BRASIL NOVO NOTÍCIA: Comunidade faz protesto contra a mineradora Belo Sun

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Comunidade faz protesto contra a mineradora Belo Sun



Dezenas de famílias da Volta Grande do Xingu ocuparam o escritório e o alojamento da mineradora transnacional canadense Belo Sun na Vila da Ressaca e porto do Itatá na manhã de ontem (30 novembro). Eles exigem a saída da empresa da região e o retorno da atividade garimpeira, que sustenta os moradores do local e está impedida pela Belo Sun.
O morador Francisco “Piauí” denuncia que a Belo Sun já está comprando terra na região a mais de três anos, no entanto, a transnacional não tem ainda nem a Licença de instalação (L.I). Com a Liberação da Licença de Operação (LO) da Barragem de Belo Monte, as comunidades que vivem naquela região temem que seja liberado a L.I da Belo Sun.
Segundo Valdemir do Nascimento, da cooperativa de garimpeiros (COOMGRIF), a Belo Sun nunca sentou para negociar a pauta de reivindicações. “No início, quando ela se instalou na região, a empresa falou que iria realocar as cerca de 500 famílias, no entanto, agora não fala em relocar mais ninguém”.
Para o morador Ideglam Cunha “essas empresas só conversam e negociam com o povo se a gente fizer greve, por isso, é importante nós estarmos organizados com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) pra fazer a Belo Sun e Norte Energia sentar com nós e resolver esses problemas.”
Segundo o morador José Pereira Cunha, “a Belo Sun veio do Canadá pra fazer o que bem quer aqui na região, e todos os governos aceitam isso, eu queria ver se fosse um de nós brasileiros ir minerar lá no Canadá pra ver não seriamos chutados de lá”.
Devido à mobilização, a empresa canadense chamou os atingidos para reunir-se no próximo dia 14. Até essa data, os veículos da Belo Sun deixarão de circular pelo local.

As informações são do MAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário