Brasil Novo Notícias: TERCEIRO DIA DE PROTESTO: Índios fecham o tráfego para veículos ligados às obras de Belo Monte na Transamazônica

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TERCEIRO DIA DE PROTESTO: Índios fecham o tráfego para veículos ligados às obras de Belo Monte na Transamazônica

Hoje quinta (18) completam 3 dias de protestos indígenas em Belo Monte, e os índios continuam sem respostas da empresa Norte Energia sobre condições de vida na volta grande do Xingu, eles resolveram paralisar o tráfego de veículos ligados às obras de Belo Monte, o bloqueio agora acontece na BR230 na altura do km 27, nenhum ônibus passa pela Transamazônica para os canteiros da Usina em construção na volta grande do Xingu.
Vários ônibus foram apreendidos pelos índios, operários da usina tiveram que voltar a pé na rodovia até comunidades como a Agrovila Leonardo da Vinci, onde embarcaram em outros veículos para retornarem a cidade de Altamira. Não se tem informações de agressões, a Norte Energia ainda não se posicionou sobre o protesto.

Entenda:

Na manhã da última terça (16), um grupo de índios de três etnias da Volta Grande do Xingu, ocuparam a entrada do sítio Pimental a 60km de Altamira no "ramal do km 27" o local fica na zona rural de Vitória do Xingu, ônibus foram apreendidos, as lideranças Juruna, Araras da Volta Grande e Xipaias falaram com a imprensa, eles cobram condições de vida da empresa Norte Energia e denunciam a morte de peixes, diminuição dos cardumes e proliferação de doenças por conta da água suja.
Os problemas teriam começado depois que uma barreira de contenção no sítio canais foi removida, e o barramento no sítio Pimental não escoou a água suja, causando sérios danos às populações tradicionais que sobrevivem do rio Xingu.

Fonte: Facebook/ATMTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário