Brasil Novo Notícias: Atingidos por mineradora são ouvidos por MPE na Vila da Ressaca

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Atingidos por mineradora são ouvidos por MPE na Vila da Ressaca

Foto: MAB - Amazônia


Na quarta-feira 24/02, o Ministério Público Estadual ouviu em audiência pública, na Vila da Ressaca, região da Volta Grande do Xingu, em Senador José Porfírio, as populações da área que está sendo impactada pela mineradora Canadense Belo Sun. 

A audiência foi coordenada pelos promotores Rui Lamin de Senador José Porfírio e Sabrina Amorim (Agrária/Altamira) que dividiram a audiência em três etapas: Apresentações das instituições presentes, plenária e respostas com considerações finais. 

Estiveram presentes a Casa do Governo Federal, Casa de Educacão, INCRA SEMAS/Estadual, FETAGRI, STTRs, Movimento das Mulheres de Altamira, Movimento dos Atingidos por Barragens, Frente Brasil Popular, ENFOC dentre outros.

A unificação no diálogo dos Garimpeiros, Pescadores, Agricultores e demais moradores foram unânimes quanto ao desequilíbrio financeiro das vilas que vivem a quase um século da extração do Ouro. E contra a forma desrespeitosa que o empreendimento trata a população.

A empresa Belo Sun está com escritório funcionando na Vila e retirou os garimpeiros desde 2013 dos garimpos, alterando a economia local. Ou seja, o mercado que girava em torno da renda dos garimpos caiu drasticamente. Os produtores e pescadores estão levando seus produtos para vender em outros municípios.
A mineradora possui licença previa de viabilidade ambiental, pela SEMAS, a mesma está em processo para liberação de implantação. Mas segundo os moradores que estavam na audiência, a empresa apenas realizou um curso de informática em cinco dias, o que para o senhor José Lopes é insignificante. "A mais de três anos ouvimos promessas, a Belo Sun não informa até onde vai ser a área que será indenizada, como será as indenizações e nem os incentivos para a sobrevivência nossa, estamos encurralados, sem serviços em casa", desabafa o garimpeiro.

O representante da Casa de Governo, Avelino Ganzer apresentou as portarias 218 e 220/15 que insere as Vila do Galo (15. 7603 hec) e Ressaca (38. 9266 hec), como Gleba Pública Federal Ituna, no município de Senador José Porfirio, beneficiando 239 famílias.

O promotor Rui Lamin encerrou a audiência levando vários questionamentos feitos pelos movimentos sociais e sindicatos quanto aos rejeitos de cerca de 40 km de profundidade e royalties. "Obrigado por participarem da audiência, vamos levar o relatório para subsidiar futuras ações do MPE quanto ao empreendimento e as populações das vilas impactadas pela mineradora", finalizou o promotor.

Val Araújo

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário