Brasil Novo Notícias: PARAENSE DISPUTA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PARAENSE DISPUTA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

Foto: Tarso Sarraf/O Liberal
O paraense Bruno Gorresen Mello, de 17 anos, morador do bairro de Val-de-Cans, é um dos cinco brasileiros – e o único do Norte – selecionados para participar da 11ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em Phuket, na Tailândia, de 12 a 21 de novembro. Com Bruno, representarão o Brasil na competição um estudante de São Paulo e três do Ceará. “Eu estou muito feliz com o resultado da seleção na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para a olimpíada internacional. Só ter participado dessa seleção já valeu a pena. Agora, vamos para a olimpíada”, declarou
Filho do engenheiro civil Arthur Mello e da auditora Cláudia Mello, o jovem não abre mão dos dois telescópios de que dispõe em casa para seus estudos. Olhar para o céu ganha, para ele, conotações expressivas, porque sempre gostou de observar planetas, satélites e outros corpos celestes. Aluno do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Ideal, ele conta com o apoio do professor Marcelo Rufino de Oliveira e dos colegas.
Bruno está matriculado no convênio ITA/IME, preparatório para a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Instituto Militar de Engenharia. “Ele sempre se mostrou um bom aluno e agora obteve um resultado bem significativo, que é motivo de orgulho pra todos nós”, disse ontem o professor Rufino. A seleção de etudantes para a Olimpíada Brasileira ocorreu em maio de 2016. O resultado do processo saiu em setembro de 2016: Bruno conquistou ouro no Ensino Médio e os estudantes que obtiveram medalhas foram convocados para a seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Foi preciso mais de um ano de provas e preparação. A primeira etapa da seletiva, online, ocorreu após ainda em 2016 e reuniu mais de três mil estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 100 para uma etapa presencial realizada em março de 2017, em Barra do Piraí (RJ). Desta etapa saíram 30 para treinamento específico em Vinhedo (SP), dentre os quais foram selecionados os cinco que irão para a Tailândia.
A viagem de Bruno está prevista para 9 de novembro. Junto com os estudantes seguirão dois professores. “Nós fizemo provas teóricas e práticas de Física, no planetário em Vinhedo, com uso de telescópio, outra envolvendo carta celeste, confecção de foguetes com garrafas pet e outras atividades. As provas na Olimpíada Internacional vão ter a parte teórica, análise de dados (gráficos e tabelas), planetário, telescópio e observação do céu a olho nu”, destacou o estudante.

Bruno costuma estudar 12 horas em quatro dos cinco dias úteis da semana, intercalando com a prática de esportes, em especial ciclismo e tênis de quadra com familiares e amigos. O jovem já conquistou premiações de destaque em outras olimpíadas de conhecimento. “Ele se esforça nos estudos e essa oportunidade de participar da Olimpíada Internacional é uma recompensa a esse esforço”, arrematou a mãe do jovem.

Po:r O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário