Brasil Novo Notícias: TRE APRESENTA NOVO SISTEMA DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA NO PARÁ

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

TRE APRESENTA NOVO SISTEMA DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA NO PARÁ


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Pará, apresentou nesta terça-feira, 24, o novo Sistema de Filiação Partidária (Filia). A reunião, em Belém, contou com a participação de representantes dos partidos políticos do Estado. O objetivo do encontro era mostrar o novo sistema de filiação, a execução de preenchimento do cadastro, além de esclarecer as dúvidas sobre a ferramenta que traz um novo layout.
Segundo o coordenador de registros partidários, autuação e distribuição, Vespasiano Nunes, como as novidades do sistema são muitas, o TRE optou por convocar os representantes dos partidos, para fazer a demonstração do sistema.
O novo sistema é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral, por meio da Resolução 23596/2019. “Agora os próprios partidos podem lançar seus novos filiados na plataforma.  Já em termos de resolução, temos a possibilidade de trabalhar na lista interna do partido e submeter a qualquer momento, sem ter que esperar o calendário de cronograma de processamento, por exemplo. Cada partido recebe também uma senha para cadastrar seus usuários, o que antes precisava ser feito com uma senha solicitada no cartório e cada município tinha a sua. O Filia garante mais agilidade ao processo’’, explicou.
O sistema de filiação foi lançado na sede do TSE no dia 5 de setembro, e segue disponível para utilização.

Fonte: TRE/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário