Brasil Novo Notícias: FISCAIS RESGATAM 18 TRABALHADORES EM CONDIÇÃO DE ESCRAVIDÃO EM URUARÁ

terça-feira, 24 de setembro de 2019

FISCAIS RESGATAM 18 TRABALHADORES EM CONDIÇÃO DE ESCRAVIDÃO EM URUARÁ


Uma operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério da Economia resgatou 18 trabalhadores que estavam em condição análoga à escravidão em duas fazendas, na cidade de Uruará, região da Transamazônica, no sudoeste do Pará.
Membros da Defensoria Pública da União e da Polícia Federal também participaram da ação que aconteceu entre os dias 10 e 19 de setembro.
Oito trabalhadores foram encontrados na primeira fazenda, sendo que sete dormiam em barracos de lona e o oitavo estava instalado em um depósito, dormindo ao lado de ração animal, bombas de aplicação de agrotóxico e larvicida.
Já na segunda fazenda, havia 10 pessoas que trabalhavam na lavoura e cuidavam do rebanho. Metade vivia em um alojamento coletivo enquanto os outros cinco dividiam dois barracos de lona.
Segundo o coordenador da operação, o auditor-fiscal do Trabalho André Dourado, nos dois casos os trabalhadores não tinham acesso à água potável, água limpa para higiene, preparo de alimentos e demais necessidades, e instalações sanitárias. Também não havia local adequado para preparo, consumo e conservação de refeições e os salários eram pagos fora do prazo legal.
Os dois empregadores fizeram um acordo para pagar as indenizações trabalhistas e por danos morais.
Enquanto isso, os trabalhadores foram afastados das fazendas e receberão Seguro-Desemprego especial para pessoas resgatadas nessas condições.
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário