Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO PODE SE TORNAR REFERÊNCIA EM IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PARÁ

terça-feira, 3 de setembro de 2019

BRASIL NOVO PODE SE TORNAR REFERÊNCIA EM IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PARÁ


O estado do Pará possui 144 municípios e destes somente 8 possuem aterros sanitários. Entre estes, cinco já estão com Licença de Operação e entre eles o de Brasil Novo. Destes cinco, três já se transformaram em lixão e o de Brasil Novo que entra em funcionamento no próximo ano, pode ser uma referência para os outros municípios, conforme as consultoras ambientais Evellyn Kran e Marjorie Azevedo, da empresa Ecoset, que visitaram o Prefeito Alexandre Lunelli, na segunda-feira 02/09.
O Prefeito ficou contente com a visita, porque o município já fez o seu Plano de Gestão Integrada e pode contribuir como um modelo positivo de implantação de aterro sanitário conforme os padrões internacionais. "Nosso desafio é conciliar a coleta seletiva, a separação dos resíduos sólidos e o negócio, ou seja a comercialização", relatou.
Atualmente o Aterro Sanitário está em fase de conclusão com a aprovação das licitações para a Construção do Galpão de Reciclagem e a compra dos equipamentos e maquinários necessários para o seu funcionamento, "Na hora que abrirmos o aterro sanitário, fecharemos o lixão. E já temos o dinheiro para isto!" reforçou.
A visita das consultoras foi para conhecerem o aterro sanitário e as políticas de tratamento de resíduos sólidos do município. A engenheira Evellyn achou muito interessante que o aterro sanitário de Brasil Novo ainda não está em funcionamento porque pode se transformar num grande caso de sucesso e incentivar os outros municípios a fazerem a implantação a partir de um Plano que pode trazer benefícios para os municípios. "O Plano de Gestão Integrada é o passo inicial para ter incentivos federais e para desenvolver ações de gerenciamento dos resíduos sólidos", explicou.
O prefeito também explicou que há três anos vem desenvolvendo várias políticas de educação ambiental e conscientização da população para a necessidade de separação do lixo e que a campanha será intensificada, com visita casa-a-casa para ensinar a população como separar o lixo, "Nós vamos entrar na casa das pessoas, abrir uma lona no chão, derramar o lixo dela e mostrar o que deve ir para o aterro e o que deve ser separado", destacou.
Após a visita ao gabinete as consultoras foram visitar o aterro sanitário e conheceram as casas coletoras de lixo, os tambores e os contêineres distribuídos na cidade, para a separação do lixo. Também conheceram o lixão que hoje não recebe mais restos de materiais de construção, pneus, ferros e alumínios.
As consultoras realizaram a oficina Regional de Planejamento e Avaliação do Processo de Implantação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos nos municípios Paraense, a serviço da Secretaria de Estado, de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), nos dias 28 e 29 de agosto em Altamira.

Por: Luis Henrique Silveira
Fotos: Kenete Anderson
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário