Brasil Novo Notícias: Agricultores da volta grande do Xingu reclamam da Norte Energia.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Agricultores da volta grande do Xingu reclamam da Norte Energia.


Agricultores da Volta grande do Xingu apresentaram denuncias à Defensoria Pública contra a Norte Energia, indenizações estariam sendo mudadas pela empresa.

A 80 quilômetros de Altamira no travessão do SENEC, região que está sendo desapropriada para a construção de Belo Monte, agricultores se reuniram com a Defensoria Pública e representante do Governo Federal na manhã de terça-feira (24), para apresentarem denuncias contra a Norte Energia, com o microfone dezenas de agricultores disseram que estão sendo enganados pela empresa que fez segundo eles, um caderno de preços sem consultar os moradores, deu prazos e não teria cumprido.

"Eles estão fazendo o que querem com a gente, não podemos fazer mais nada nas nossas terras por que iam indenizar, fizeramo compromissos de acordo com o prozo que eles deram, e agora estamos no prejuizo" Disse o Agricultor Ananias Gonçalves.

As fontes de água da região apresentam coloração diferente do normal, segundo moradores nem os animais estão bebendo da água que era consumida por todos os moradores ao longo do Rio Parquissamba.

"Eu mesmo não banho mais naquele rio, a água tá barrenta, dando coçeira na gente, num tem condições aquilo ali, nem meu bois estão bebendo daquela água" Conta Jurandir Couto agricultor.

Os agricultores dizem que não são contra Belo Monte mas são a favor do direito que são deles, Acompanhe o caso de Ormazete de Oliveira a moça diz que as terras da mãe foram avaliadas em apenas 300 mil reais, porém 70% da mata de 40 hectares em duas propriedades da família está intacta, o que segundo ela não justifica um valor tão baixo para a indenização.

"Nos fizemos um plano de manejo e nossa área foi avaliada em 200 mil reais, e agora eles querem pagar só 300 mil em um área que tem mais de 40 hectares de terras com 70% da mata virgem preservada" Diz Ormazete de Oliveira filha de agricultora.

Cada uma das denuncias foram recebidas pelas autoridades e devem embasar uma ação conjunta, segundo Avelino Ganzer representante da Casa de Governo da Presidência da República, é preciso acompanhar as denuncias mais à fundo, uma vez que são graves.

"São denúncias graves contra o empreendedor, muita coisa está acontecendo aqui dentro eles precisam ficar sabendo que não estão fazendo a coisa certa, vamos investigar a fundo essas denuncias" Garante Avelino Ganzer Rep. da Casa de Governo da Presidência da República.

"Muita coisa estão fazendo de forma errada, a Norte Energia se apropriou com declarações de várias propriedades, porém não cumpriu o acordo que ela mesma firmou com prazos aos agricultores, agora estão entrando em propriedades e cosntruindo estradas, mudando curso de igarapés, a defensoria pública vai viabilizar a defesa desses agricultores que estão atingidos diretamente por essa construção" Afirmou Adriana Barreto Defensora Pública

A reunião terminou no inicio da tarde, vários encaminhamentos foram tirados, entre eles uma audiência com todos os agricultores atingidos pelo empreendimento, o evento deve ser realizado no travessão do Senec. A norte energia deve ser convidada a participar.

Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário