Brasil Novo Notícias: Pará tem pouco mais de 39 mil índios

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pará tem pouco mais de 39 mil índios



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, dados do Censo 2010 que apontam que os indígenas estão presentes em 80,5% dos municípios brasileiros – um total de 4.480 cidades. A surpresa ficou para o Estado do Pará, onde se esperava residirem o maior número de índios.

Ao contrário, o Pará é apenas o oitavo Estado na lista de concentração de populações indígenas, com pouco mais de 39 mil, ficando atrás inclusive de São Paulo, com quase 42 mil índios em seu território.

No total da população do Estado, os índios representam apenas 0,5% e no total da população indígena do país só 4,8. As informações mostram que, em 2010, os indígenas estavam mais espalhados pelo território nacional do que em 2000, quando essa população estava presente em 63,5% dos municípios brasileiros.

A Região Norte concentra 37,4% do total de indígenas brasileiros, sendo que o Estado do Amazonas responde por 20,6%: 168,7 mil pessoas. O município de São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas, é o município com maior número de indígenas: 29 mil. Já Uiramutã, em Roraima, é o município que tem maior percentual de indígenas: 88,1% da população.

Segundo dados divulgados no ano passado pelo IBGE, a população indígena cresceu 11,4% em dez anos e atingiu o número de 817 mil pessoas em 2010, representando 0,4% do total da população brasileira.

O crescimento da população indígena foi percebido apenas nas zonas rurais, onde o crescimento chegou a 152 mil pessoas, totalizando 502 mil em 2010. São Gabriel da Cachoeira é também o município com maior número de indígenas vivendo na zona rural: 18 mil.

Por outro lado, o número de indígenas autodeclarados residentes nas cidades diminuiu em 68 mil pessoas e chegou a 315 mil em 2010. São Paulo é a cidade com o maior número de indígenas vivendo em zona urbana: 11,9 mil pessoas.

Segundo o IBGE, a redução dos indígenas vivendo em áreas urbanas ocorreu com mais intensidade na Região Sudeste. O instituto acredita que, nessa região, as pessoas deixaram de se declarar indígenas porque perderam a afinidade com seu povo de origem.

Fonte: Diario do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário