Brasil Novo Notícias: Empresário ameaçado de morte em Altamira

sábado, 14 de abril de 2012

Empresário ameaçado de morte em Altamira

O empresário Chester Gomes Pedro compareceu na Delegacia de Polícia Civil de Altamira, Oeste do Pará, para comunicar que por volta das 13h28min desta sexta-feira, 13, recebeu um telefonema em seu celular, de um telefone fixo ((93)3515-5337), onde uma voz masculina não identificada disse a seguinte frase: “ESTÁS TE METENDO NOS NOSSOS NEGÓCIOS E QUE SE TU ESTÁS PENSANDO QUE IRÁS FICAR COM TODO O SEIXO E AREIA, ESTÁS MUITO ENGANADO. VAMOS FECHÁ-LO EM QUALQUER LUGAR QUE O ENCONTRARMOS E DAREMOS-LHE NO MÍNIMO UNS TRINTA TIROS”.
FATOS: Na Delegacia, Chester Gomes Pedro disse que no dia 15/08/2011, foi concedida concessão, pelo município de Altamira, à empresa PEDRO & VIANA LTDA., da qual é proprietário, de 23 (vinte três) jazidas para extração de areia e seixo, no leito do rio Xingu. A partir desse momento foi iniciado o licenciamento ambiental de tais jazidas, junto à SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). Após a obtenção dos registros minerais das mesmas, para sua surpresa, o superintendente do DNPM, João Bosco Pereira Braga, havia passado a oneração das áreas ao Sr. Joelson Camilo dos Santos e à empresa Ônix Empreendimentos Minerários Ltda. Chester decidiu denunciar à Polícia Federal todos os fatos, que culminou com a abertura do Inquérito Policial nº 213/2012, contra Joelson Camilo dos Santos, João Bosco Pereira Braga, Eduardo Toledo e à empresa Ônix Empreendimentos Minerários Ltda, localizada na Trv. Pedro Gomes, Edifício Alana, nos altos da Papelaria Hadassa, no centro de Altamira (PA). Chester Gomes Pedro também denunciou junto à DEMA (Delegacia de Meio Ambiente) e à SEMA, que a empresa Ônix Empreendimentos Minerários Ltda., estava efetuando extração ilegal de areia e seixo, no leito do rio Xingu, no município de Anapu (PA), mais precisamente na “Praia do Canarinho”, área esta que já encontra-se devidamente licenciada junto à SEMA para a empresa Pedro & Viana Ltda. Chester também denunciou que a ônix Empreendimentos Minerários Ltda., estava com um porto sem licenciamento. Tanto é, que durante uma fiscalização conjunta da DEMA e SEMA, quinze dias atrás, o porto foi embargado e interditado, bem como a empresa Ônix foi multada, sem falar que foi apreendido todo equipamento da referida empresa, constatando a veracidade da denúncia.
Essa denúncia foi publicada em reportagem especial do jornal O Impacto e RG 15/O Impacto, na semana passada, ganhando repercussão nacional.
Na Delegacia de Polícia de Altamira, Chester Gomes Pedro também denunciou, em BO, que a empresa Õnix Empreendimentos Minerários Ltda., tem também como proprietário o Sr. Erivando Oliveira Amaral, atual prefeito do município de Vitória do Xingu (PA), pois através de fotos publicadas com exclusividades pelo jornal O Impacto, mostra que o referido Prefeito acompanhou de perto o início e construção de toda a ilegalidade e crimes ambientais cometidos pela empresa ônix Empreendimentos Minerários Ltda. Chester informa à reportagem, que Erivando Oliveira Amaral sendo vice-Prefeito na época ficou inerte diante das irregularidades, concluindo, assim, que possivelmente o hoje Prefeito de Vitória do Xingu tem participação na empresa denunciada.
O empresário pediu proteção à Polícia de Altamira, pois teme por sua vida e de sua família. Chester Gomes Pedro também deverá procurar o Ministério Público, para relatar o ocorrido e entregar uma cópia da ligação recebida em seu celular, ameaçando-o de morte.
Fonte: RG 15/O Impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário