Brasil Novo Notícias: Altamira: Prefeitos de 18 municípios recebem reconhecimento do Unicef

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Altamira: Prefeitos de 18 municípios recebem reconhecimento do Unicef

Prefeitos de 18 municípios paraenses receberam ontem o "Selo Unicef Município Aprovado" - uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi oferecido aos agentes públicos da Amazônia Legal. Belém ficou fora da premiação, por não alcançar as metas estabelecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Todos os municípios que receberam o selo apresentaram mudanças concretas na queda das taxas de mortalidade infantil, acesso ao pré-natal, redução da evasão escolar e na distorção na idade-série, além da redução da gravidez na adolescência, algumas das metas estabelecidas.

Para conquistar o selo, os municípios aderiram à iniciativa no início da gestão, em 2009. No Pará, 120 cidades se comprometeram com as políticas públicas, mas ao final de quatro anos, apenas 18 conseguiram alcançar as metas. Receberam os troféus os prefeitos do município de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Augusto Corrêa, Aveiro, Benevides, Castanhal, Limoreiro do Ajuru, Mãe do Rio, Marabá, Oriximiná, Parauapebas, Piçarra, Santa Bárbara do Pará, Santarém, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

Segundo o coordenador do escritório do Unicef no Pará, Fábio Moraes, a entidade acompanhou e monitorou o desempenho de indicadores da saúde, educação e proteção social durante quatro anos. Os municípios precisaram alcançar no mínimo 15 de um total de 33 indicadores para serem contemplados com o selo. "Avaliamos o impacto do módulo de gestão na vidas das pessoas, a participação da sociedade é fundamental nesse processo, porque o selo também reflete a capacidade de mobilização social, por meio da realização de fóruns comunitários. No caso de Belém, nem mesmo os fóruns foram realizados".
O governador Simão Jatene destacou a importância do reconhecimento do trabalho dos prefeitos. "É importante viver este momento, mesmo que ainda tenhamos muitos desafios. No entanto, tudo isso, nos alimenta a continuar o trabalho para construir uma sociedade mais justa", afirmou.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário