Brasil Novo Notícias: Emater incentiva a diversificação da produção agrícola em Brasil Novo

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Emater incentiva a diversificação da produção agrícola em Brasil Novo

Agricultores atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) na comunidade Recanto Feliz, em Brasil Novo, sudoeste do Pará, estão sendo incentivados a diversificar a produção. A comunidade, que tem tradição na produção da mandioca, vai receber mais de meia tonelada de grãos, entre milho, feijão e arroz. As sementes geneticamente melhoradas foram garantidas a partir de parceira com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

O projeto faz parte do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para a organização produtiva familiar em Brasil Novo, que hoje atende dez agricultores na comunidade, mas pretende ampliar para 20 o número de famílias atendidas e expandir a área de produção de sete para 20 hectares. A ideia é garantir o aumento da produtividade nas áreas de plantio.

A comunidade já produz grãos para consumo interno, mas sem a aplicação das técnicas devidas, a produtividade nas áreas fica muito baixa. Com a assistência técnica e o manejo adequado dos espaços, a Emater estima a produção para cada hectare de 750 quilos de grãos. Outra preocupação junto à comunidade é o sistema de produção. Os agricultores ainda usam o modelo tradicional da roça no toco, ou seja, a queima das áreas, o que danifica o solo.

Para tentar reverter a situação, a Emater já começou a desenvolver um projeto de educação ambiental. A ideia é trabalhar um modelo de produção orgânica que promova um ganho natural de solo e consequentemente aumente a produtividade. A comunidade deve produzir grãos em quantidade suficiente para a comercialização com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) via Programa Nacional de Abastecimento, como já acontece com a farinha de mandioca que os agricultores produzem.

"O processo de produção vai ajudar também na melhoria da qualidade da alimentação das famílias. Quanto à comercialização, os projetos técnicos também são de autoria da Emater", diz o sociólogo Sildo Cordovil, da empresa. As sementes devem ser entregues até o próximo dia 15.

Agência Pará / Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário