Brasil Novo Notícias: Norte Energia S/A: Nota à imprensa

domingo, 16 de dezembro de 2012

Norte Energia S/A: Nota à imprensa

A Assessoria de Imprensa da Norte Energia S/A vem por meio desta esclarecer os fatos ocorridos na manhã da última quinta-feira, 13/12, quando pessoas estranhas às associações que reúnem os pescadores da região tumultuaram o que era para ser apenas uma reunião de rotina.

Para plena compreensão, a Comissão da Pesca foi constituída no âmbito do Fórum de Acompanhamento Social da UHE Belo Monte (FASBM) e é formada por representantes escolhidos pelos próprios pescadores da região. Esta foi a segunda reunião entre a categoria e representantes da Norte Energia, com a participação de pessoal do Ministério da Pesca, de Brasília e de Belém e de outros representantes do governo federal.

O tumulto no prédio da Norte Energia do Cais - seguido, inclusive, de prejuízos ao patrimônio da empresa - foi promovido por um pequeno grupo de manifestantes que tenta pegar 'carona' no público que se reúne com a empresa para fins realmente de interesse coletivo. Esse oportunismo ocorre dado o fracasso cada vez mais latente das manifestações realizadas, inclusive aquelas programadas, pelas ruas de Altamira.

Entre os prejuízos registrados na reunião de ontem estão a tentativa de arrombamento do portão principal do prédio, a invasão do local e o consequente atraso no início da reunião em pelo menos duas horas. Nenhum pescador foi identificado como integrante dos atos de vandalismo.

A imprensa - dentro do direito sagrado de informar - foi impedida de entrar no local da reunião apenas por questões de segurança, já que a integridade física de todos os que se encontram nas dependências da Norte Energia são de responsabilidade da empresa. A relação da Norte Energia com os órgãos de imprensa continua transparente e constante.

A reunião com a Comissão de Pescadores é um evento fechado e visava a esclarecer basicamente dois pontos:

01 - O PBA é composto por 117 projetos, e entre eles o Projeto de Incentivo à Pesca Sustentável e o Projeto de Aquicultura de Peixes Ornamentais.
 Nesses projetos estão previstas ações para fortalecimento da atividade e melhoria da produtividade, por meio de capacitações técnicas e de articulações com outras ações desenvolvidas pelo governo federal; e,
02 - Os estudos ambientais da UHE Belo Monte estão em andamento e os monitoramentos vêm sendo feitos de acordo com o previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA), documento aprovado, inclusive, pelo IBAMA. Somente depois da conclusão dos monitoramentos será possível avaliar os eventuais efeitos das obras no estoque pesqueiro, que serão imediatamente remediados com a formação do reservatório do Xingu.

Por fim, mas não menos importante, a Norte Energia reitera a condição democrática com que sempre ouviu e se fez ouvida por todos os que têm interesse em tratar Belo Monte com seriedade, respeito e responsabilidade.

INSTITUIÇÕES QUE PARTICPARAM DA REUNIÃO

1. Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA
2. Ministério da Pesca e Aquicultura
3. Secretaria do Estado da Pesca e Aquicultura Regional Xingu – SEPAC
4. Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira – ACEPOAT
5. Sindicato dos Pescadores de Altamira / Colônia de Pescadores Z-57 - Altamira
6. Colônia de Pescadores Z-12 – Vitória do Xingu
7. Cooperativa dos Pescadores de Altamira
8. Colônia de Pescadores Z-64 – Porto de Moz
9. Defensora Publica do Estado do Pará
10. Coordenadora da Casa de Governo em Altamira

Ascom - Norte Energia S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário