Brasil Novo Notícias: Altamira sedia debate sobre assistência e segurança alimentar

quinta-feira, 14 de março de 2013

Altamira sedia debate sobre assistência e segurança alimentar


Com o objetivo de fortalecer a gestão da política de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional na região do Xingu, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou nesta quarta-feira (13) o Encontro Regional de Gestores Municipais da Assistência Social no município de Altamira.
O evento contou com a participação de gestores e técnicos das secretarias municipais de Assistência Social, de nove municípios da região. O encontro, que está acontecendo no Centro de Convenções e Cursos, e prossegue até sexta-feira (15), já foi realizado nos polos Belém, Marabá e Santarém, reunindo mais de 400 gestores e técnicos de 132 municípios.
Durante os encontros estão sendo montadas salas temáticas, nas quais os representantes dos municípios expõem suas dúvidas e necessidades acerca das políticas de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para o titular da Seas, Heitor Pinheiro, o governo do Estado dedica uma atenção especial à região do Xingu. "Sabemos dos problemas que existem nesta região, principalmente no que diz respeito à violação de direitos das mulheres. Neste sentido, estamos implantando o abrigo de mulheres, que atenderá a todos os municípios da região", ressaltou.
Dentre as ações de segurança alimentar e nutricional na região, estão o projeto de Inclusão Socioprodutiva, que já tem 700 produtores de cacau, de oito municípios cadastrados; o projeto Ouro Verde, que vai disponibilizar 60 kits de equipamentos para agregar valor à amêndoa do cacau, e o projeto Ativação de Resíduos Sólidos, que iniciará um diagnóstico dos municípios onde há lixões.
Migração - Segundo a secretária de Assistência Social de Altamira, Rute Sousa, "a região do Xingu precisa de um olhar diferenciado, devido ao aumento da migração de pessoas, que muitas vezes não conseguem arranjar emprego e acabam sendo exploradas sexualmente, ocasionando também o aumento de consumo de drogas e álcool. Alguns acabam procurando a assistência social para retornar aos seus municípios de origem".
Ana Cláudia Sousa, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do município de Vitória do Xingu, destacou alguns problemas que estão ocorrendo devido à construção da Hidrelétrica de Belo Monte. "Na região do Xingu são 11 municípios impactados pela construção, sendo cinco afetados diretamente. Além disso, a distância entre os municípios é muito grande. Somente em Vitória do Xingu, 80% da população vivem na zona rural, dificultando a busca ativa dessas famílias em situação de vulnerabilidade social", destacou.
Participaram da mesa de abertura Rodrigo Merencio, coordenador do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); José Eduardo Pontes, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, e Rute Sousa, secretária municipal de Assistência Social de Altamira.

Fonte: WD Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário