Brasil Novo Notícias: Invasão em Belo Monte é por falta de cumprimento de condicionantes diz lideranças.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Invasão em Belo Monte é por falta de cumprimento de condicionantes diz lideranças.



Em Vitória do Xingu, Oeste do Pará, na região conhecida como Volta Grande do Xingu, lideranças indígenas das etnias juruna, Xypaia, Kuruaia,  Pakissamba e  ribeirinhos invadiram na manhã desta quinta-feira (21) o Sítio Pimental, um dos mais importantes canteiros de obras da usina de Belo Monte.

A manifestação até o momento se mantem pacífica. Eles querem o cumprimento dos acordos firmados com a empresa Norte Energia em relação as condicionantes que ainda não foram cumpridas segundo as lideranças. Os índios tomaram a chave de um ônibus impedindo a saída de centenas de operários do sítio.

O veículo ficou atravessado na pista impedindo também o acesso ao canteiro.  Muitos não conseguiram ir embora. Eles esperavam por carona na estrada. Este operário que para sua segurança não será identificado, contou como foi a abordagem dos índios aos funcionários da obra.

A polícia federal e cerca de 15 homens da força nacional estão no Ssítio Pimental para manter a segurança no local. Um grupo representando os índios se reuniu com um representante da Norte Energia para tentar um acordo, mas os índios se recusaram a sair do canteiro e montaram acampamento exigindo a presença dos diretores da empresa Norte Energia responsável pela obra.

“Sempre estamos cobrando direitos, nossa aldeia está impactada mas nada é resolvido pela Norte Energia, por isso que a gente faz protesto” Diz Marino Juruna, cacique da aldeia pakissamba.

Não houve quebradeira no local e o único sítio com os serviços paralisados é o Pimental. Canais e diques e o canteiro Belo Monte estão com suas atividades diárias normais. Com a ocupação do local cerca de 3 mil operários da usina tiveram que voltar para casa, e não há previsão de quando eles devem retornar ao trabalho.

Os manifestantes disseram que vão permanecer acampados até que as condicionantes comecem a ser cumpridas nas áreas indígenas.


REUNIÃO:

Em Altamira indígenas estiveram reunidos com representantes da Empresa, a Norte Energia expediu a seguinte nota.

Os cerca de 12 indígenas ribeirinhos e das aldeias Muratu e Paquiçamba apresentaram reivindicações que já vem sendo objeto de análise e trabalho por parte da Norte Energia desde o início do ano, quando entrou em ação o Plano Operativo do Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI). 
Diante dos esclarecimentos, a área invadida em Pimental foi totalmente liberada por volta das 20h de ontem, o que possibilitou a retomada dos trabalhos ainda durante o turno da noite. O processo de diálogo estabelecido desde o início dos protestos permitiu uma negociação pacífica e a preservação total do patrimônio pertencente ao Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras de Belo Monte.

A reunião em Altamira aconteceu na sede da Casa de Governo e reuniu representantes das aldeias indígenas da Volta Grande do Xingu, colonos, ribeirinhos, membros da Fundação Nacional do Índio, um integrante da Secretaria Geral da Presidência da República em Altamira (PA) e diretores da Norte Energia S/A.
Por: Glici Lima e Felype Adms.
Imagens: Leandro Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário