Brasil Novo Notícias: Caos na Saúde: descaso revolta comunidade indígena em Novo progresso

terça-feira, 26 de março de 2013

Caos na Saúde: descaso revolta comunidade indígena em Novo progresso


BI: Revolta contra a Saúde Público de novo Progresso

 “As ações de irresponsabilidade administrativa chegou ao limite na cidade de Novo Progresso. Cerca de 60 índios da aldeia Caiapó ficaram revoltados com a falta de atendimento a uma criança indígena de apenas 22 dias que quase vai a Óbito”.  
O fato foi registrado pelo jornalista e blogueiro Reginaldo Ribeiro que acompanhou a revolta dos Caiapós.
Era por volta das 22 horas desta segunda-feira, o caso envolveu um medico recém contratado pelo prefeito Osvaldo Romanholi, o madeireiro e uma criança da tribo de apenas 22 dias que chegou com sérios problemas de saúde e foi mandado de volta para ser tratado em sua( Aldeia, na Oca ou na Casa do índio), ai a razão da revolta indígena.    
Imediatamente cerca de 60 índios revoltados, além de moradores e comerciantes se juntaram para protestar em frente ao Hospital Municipal da cidade. “Eles só queria o direito básico deles, explicou o jornalista”. 
Índios Caiapós se revoltaram em frente ao Hospital Municipal
O cacique conhecido por BI chegou a ser agredido fisicamente pelo medico de prenome Afrânio, fato gravado em vídeo.
Depois de horas a Policia Militar conseguiu conter a revolta da população e dos indígenas.
A criança foi atendida com a chegada de outro medico, passa bem. “O líder da Aldeia Caiapó conhecido por BI disse que nunca tinha visto tanto descaso com a saúde dos índios no município, e desabafou: isso não pode continua, vamos cobrar nossos direitos seja aqui ou lá no inferno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário