Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO: LIDERANÇAS SE REÚNEM PRA CRIAÇÃO DO GRUPO MUNICIPAL DE COMBATE AO DESMATAMENTO

terça-feira, 19 de março de 2013

BRASIL NOVO: LIDERANÇAS SE REÚNEM PRA CRIAÇÃO DO GRUPO MUNICIPAL DE COMBATE AO DESMATAMENTO

Público reunido na discussão para criação do Grupo de Municipal
de Combate ao Desmatamento
A  Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA de Brasil Novo, oeste do Pará, esteve reunida na manhã desta terça-feira (19) com representantes de diversas instituições com o objetivo de criar um Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento e discutir estratégias para retirar o Município da zona de embargo ambiental em que se encontra atualmente devido ao não cumprimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural). No início da reunião, o Eng.º Agr.º Jairo Souza, da SEMA, apresentou o Ordenamento Municipal Ambiental que é um diagnóstico das áreas desmatadas no município. Neste diagnóstico o município apresenta um queda no desmatamento em 2012 com redução de mais de 70% com relação aos anos anteriores. Um ganho considerável para o município.

Téc. Agr. Marcelo Neves, Fernando Rocca Sec. SEMAGRI,
Sinobaldo Ribas Cood. de Recursos Hídricos e a
Secretária da SEMA Zelma Campos
Estiveram na reunião, representantes do Instituto Socioambiental, UFPA, Ceplac, Emater, STTR de Brasil Novo, Sindicato dos Produtores Rurais de Brasil Novo, representantes do Comércio local, ADEPARÁ,  SMAF- BN, SEMAGRI-BN, pastores e representantes da sociedade civil. Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Brasil Novo, Zelma Campos, é importantes que estas instituições estejam todas ligadas ao desenvolvimento técnico produtivo do município na busca pela solução do problema ambiental que se encontra atualmente para realização do CAR e retirá-lo da situação de embargo ambiental o que de acordo com a secretária poderá acontecer em um período de 06 meses se todos estiverem empenhados.

Para o Professor Dr. Djair Alves Moreira, da UFPA, o novo grupo deverá se preocupar com a manutenção econômica das propriedades rurais “É importante que além de pensarmos em retirar o município da atuação de embargo ambiental, nos preocupemos também em criar estratégias que garantam a economia que estão incluídos na área de embargo e que precisam recuperar suas áreas de florestas” – disse o Professor.

As entidades participantes da discussão para a criação do Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento deverão enviar à SEMA listas contendo nomeação de membros titulares e suplentes à participarem deste grupo. A nova reunião deverá acontecer antes do dia 19 de abril, pois neste dia já deverá ter sido decretado a criação deste grupo para que este receba em Brasil Novo, em 19/04, o Secretário dos Municípios Verdes, Justiniano Neto, que virá ao município para o lançamento do Pacto Ambiental Rural.

Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN


Nenhum comentário:

Postar um comentário