Brasil Novo Notícias: FUTEBOL NA TERCEIRA IDADE: CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO INCLUI FUTSAL COMO ATIVIDADE PARA TERCEIRA IDADE

quarta-feira, 6 de março de 2013

FUTEBOL NA TERCEIRA IDADE: CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO INCLUI FUTSAL COMO ATIVIDADE PARA TERCEIRA IDADE


O Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município de Brasil Novo, oeste do Pará, incluiu em seu quadro de atividade recreativa o Futebol de Salão (FUTSAL). Os jovens da terceira idade, como são tratados os idosos pela coordenação da instituição, tiveram o seu primeiro treino na tarde desta segunda-feira (04) na quadra de esportiva municipal do Bairro Cidade Nova.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Esportes Cultura e Turismo e a Coordenação do CCI com base no princípio de que as atividades esportivas são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades musculares. Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria. É evidenciado cientificamente  que um estilo de vida ativo, tem efeitos benéficos para a manutenção da capacidade funcional e da autonomia física no processo de envelhecimento.
 
O Secretário de Esporte, Cultura e Turismo se disse satisfeito com a parceria: “É satisfatório está fazendo esse trabalho em parceria com o CCI e vê o interesse deles em uma atividade que eles já fizeram um dia, mas que para muitos a idade é uma barreira e já não praticava mais e vê-los assim é muito gratificante” – afirmou o secretário.

Para Hilda Dantas, Coordenadora do CCI, a parceria do Secretário é importante para o desenvolvimento das atividades físicas com os jovens da terceira idade: “ A parceria com a secretaria de esporte só nos trás benefícios porque nos ajuda muito no desenvolvimento das atividades físicas no  Centro de Convivência. Seria muito interessante se nós conseguíssemos fazer com que todas as secretarias estivessem envolvidas neste processo, o que eu acredito que em breve espaço de tempo todos estejam desenvolvendo atividades com os nossos jovens da terceira idade” – disse a coordenadora muito entusiasmada.

Veja mais fotos:







Por: Assessoria de Comunicação da PMBN
Fotos: Assessoria de Comunicação da PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário