Brasil Novo Notícias: Vazão do Xingu volta a diminuir

quinta-feira, 20 de março de 2014

Vazão do Xingu volta a diminuir



A vazão do rio Xingu voltou a baixar nos últimos dois dias. De acordo com leituras hidrométricas realizadas na região, o Xingu está com vazão hoje de 27.400 m³/s, sendo que na segunda-feira, 17/03, o rio chegou a 28 mil m³/s, maior patamar registrado desde o início do período chuvoso.

A cheia do rio Xingu nesta época do ano é normal, mas desde 2009 que não se registrava uma vazante tão alta. Segundo uma empresa de engenharia de recursos hídricos, a tendência é que o rio Xingu comece a diminuir a vazão, tanto que técnicos acreditam que no final deste mês o rio esteja com vazante de 26 mil m³/s.

Em Altamira, o rio Xingu atingiu 8 metros e 26 centímetros acima do nível normal. As enchentes já atingiram mais de 1200 casas em 10 bairros, e obrigaram 800 famílias a saírem de suas residências. Foram improvisados 15 abrigos na cidade para receber 440 famílias desabrigadas.

No município de Vitória do Xingu, o número de famílias atingidas pelas cheias chegou a 491. Três bairros foram afetados pela cheia do Rio Xingu, e 27 famílias precisaram ser remanejadas para acomodações temporárias.

Fonte: Portal o Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário