Brasil Novo Notícias: Belo Sun Mineração assina convênio com Fiepa,Redes, Faepa,Senar, Sebrae e Senai para oferecer qualificação profissional a moradores de Senador José Porfírio

sexta-feira, 28 de março de 2014

Belo Sun Mineração assina convênio com Fiepa,Redes, Faepa,Senar, Sebrae e Senai para oferecer qualificação profissional a moradores de Senador José Porfírio




Investimento da empresa será de R$ 1,5 milhão

A Belo Sun Mineração celebrou na manhã de hoje, na Casa
da Mineração, em Belém, a assinatura do convênio com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo da parceria, que demandará investimentos de R$ 1,5 milhão, é cumprir com o Programa de Educação e Capacitação destinado a atender cerca de mil moradores da cidade de Senador José Porfírio.

A cooperação institucional inaugura a primeira grande ação social destinada às comunidades locais e ocorre logo após a obtenção da Licença Prévia (LP) do empreendimento Projeto Volta Grande, em 20 de fevereiro, concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará. Estiveram presentes à assinatura do convênio representantes do Sindicato das Indústrias do Estado do Pará (Simineral), do Instituto Brasileiro de Mineração, do Governo do Estado do Pará, da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).

Para Claudio Lyra, gerente da área socioambiental da Belo Sun, a parceria institucional irá possibilitar um avanço na qualidade de vida dos habitantes daquela região. "Este convênio visando a formação profissional trará melhorias ao município. Temos uma preocupação muito grande em levar o desenvolvimento para aquela região e, antes mesmo de recebermos a licença, a empresa já estava buscando parcerias que nos ajudassem a levar melhor qualidade de vida à região", disse. Na ocasião, Lyra anunciou que, no final do mês de abril, representantes da empresa e das instituições envolvidas estarão em Senador José Porfírio a fim de divulgar detalhes do conteúdo dos cursos, das inscrições e o período de realização.

Para Vilson Schuber, superintendente do Sebrae, a assinatura representa um grande avanço. "São exemplos como este que devem ser divulgados no Estado, mostrando o comprometimento do segmento produtivo para com o desenvolvimento da região. Esta ação de capacitação junto às comunidades locais permitirá que os grandes empreendimentos, como o Programa Volta Grande, possam contratar produtos e serviços daqui. Produtos que antes eram adquiridos de fora, serão passíveis de serem oferecidos pela própria comunidade", acrescenta.

Para José Conrado, presidente do Sistema Fiepa, "a qualificação profissional que a empresa, juntamente com a Federação e demais parceiros, vai levar ao município de Senador José Porfírio e cidades vizinhas criará um ambiente mais favorável à geração de novos negócios, dinamizando a economia local. É muito importante que estes grandes empreendimentos, como é o caso da Belo Sun, façam chegar o desenvolvimento até o cidadão local, aquele que conta com a iniciativa privada como catalisadora das ações de transformação socioambiental e que garantem a qualidade de vida à população".

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, acredita também na melhoria da qualidade. "Por ser o Pará, um Estado que tem a sua população com 40% abaixo da linha de pobreza, o apoio ao empreendimento se faz necessário por conta da produção envolvida. É muito importante apoiar o Projeto Volta Grande devido à geração de renda e oportunidades. Em um primeiro momento já estávamos apoiando este empreendimento, via Coema. Temos que defender aqueles projetos que vão gerar produção".

"Tivemos a honra de participar da assinatura deste convênio. O Senar juntamente com a Belo Sun seguirão com o compromisso de gerar formação qualificada a produtores e trabalhadores. É a possibilidade da melhoria da qualidade de vida, é a possibilidade de cidadania", disse Walter Cardoso, superintendente do Senar.

Representando o governo estadual, David Leal, secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, afirma que a cooperação levará organização à produção, antes precária e artesanal. "Para o governo, é importante transformarmos esse garimpo desorganizado, que gera problemas sociais gravíssimos para a região, numa obra da iniciativa privada, dando ordem ao processo de extração do ouro e mitigando os possíveis impactos sociais".

A secretária Municipal de Educação de Senador José Porfírio, Marinês Simas, destaca a amplitude do trabalho conjunto das instituições. "Esse projeto é de grande relevância para aquela comunidade, sobretudo, mas também para Senador como um todo, o Pará e para o Brasil. Irá oferecer melhores oportunidades àquelas pessoas que se arriscavam na extração, sem segurança. Muitas até morreram", aposta a secretária.

Capacitação - Os cursos e estudos oferecidos pelo programa atenderão, inicialmente, os habitantes das Vilas Ressaca, Galo, Itatá, Ilha da Fazenda, áreas agrícolas e demais comunidades do entorno do Projeto Volta Grande, no município de Senador José Porfírio. Em uma segunda etapa, as ações serão direcionadas aos moradores da sede do município da região do Xingu. Serão oferecidas, nesta primeira fase, cerca de mil vagas. Os cursos contarão com carga horária de 2.500 horas e turmas com média de 25 participantes.

Em parceria com o Senar, serão oferecidos cursos de Capacitação em Cidadania Ambiental e Atenção Básica à Saúde, em Gestão Ambiental e Saneamento, em Empreendedorismo Rural, em Associativismo e Cooperativismo, além de Inclusão Digital e Formação de Alfabetizadores. Serão ainda definidos cursos de capacitação voltados para artesanato, pesca, entre outros, dependendo das vocações regionais. Além dos cursos, a parceria do empreendimento com Redes/Senai/Sebrae irá realizar estudos sobre as potencialidades do município e campanhas dirigidas aos empreendedores. Os cursos do Sebrae serão 'Juntos Somos Fortes' e 'Aprender a Empreender'. Além de promover qualificação profissional, com a geração de alternativas de renda e emprego, o Projeto Volta Grande, em conjunto com os parceiros, tem o objetivo de desenvolver os fornecedores locais. Já em cooperação com o Senai, o PVG vai possibilitar cursos de auxiliar de construção civil, carpinteiro de formas, pedreiro, ferreiro armador, costureiro industrial, instalador hidráulico predial, eletricista instalador industrial, padeiro e confeiteiro, entre outros.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário