Brasil Novo Notícias: Ribeirinhos e índios fazem protesto em Altamira

quarta-feira, 19 de março de 2014

Ribeirinhos e índios fazem protesto em Altamira


Manifestantes de comunidades ribeirinhas de tribos indígenas protestaram ontem (18) fechando estradas de acesso aos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que está sendo construída em Vitória do Xingu. O protesto começou no início da manhã e, segundo a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, encerrou no começo da tarde, após diálogo com os manifestantes.

Os ribeirinhos da volta grande do Xingu fecharam o acesso ao sítio Belo Monte, que fica a 50 quilômetros de Altamira. Eles reivindicam a agilidade no pagamento de indenizações das terras.

Os índios das etnias xikrin, xipaia, curuaiá e xuruna fecharam o acesso ao sítio Pimental, pedindo que a empresa defina moradias para os índios que moram na cidade. A Força Nacional de Segurança e a PRF acompanharam a manifestação.

Segundo a Norte Energia, a negociação que resultou no desbloqueio determinou o agendamento de uma reunião em Altamira, na quinta-feira (20), entre os manifestantes e representantes do Ministério da Pesca.

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário