Brasil Novo Notícias: Começam as obras de educação e saúde em aldeias do Xingu

terça-feira, 28 de julho de 2015

Começam as obras de educação e saúde em aldeias do Xingu

Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) de Belo Monte garantirá 34 escolas e 34 Unidades Básicas de Saúde para as comunidades da área de influência do empreendimento.

 Créditos da Foto: Ilustração: Norte Energia 

Os povos tradicionais residentes na área de influência da hidrelétrica Belo Monte, na região do Xingu, ganharão em breve 34 novas escolas. Os prédios construídos pela Norte Energia fazem parte das ações do Plano Básico Ambiental de Componente Indígena, que deve beneficiar cerca de 700 famílias de 14 etnias da região.

As obras das novas unidades de educação já foram iniciadas nas aldeias de Boa Vista, Furo Seco, Paquiçamba, Terrawangã e Muratu. Nos demais territórios indígenas, a previsão é que as obras comecem até o fim deste mês. Além dos novos prédios, a empresa, em parceria com as secretarias municipais de educação da região, também tem investido na qualificação de professores que atuam com ensino escolar indígena no Xingu.

“A maioria dos espaços destinados à educação indígena na região funciona de forma precária e improvisada. Por isso, temos avaliado de forma muito positiva esse projeto da Norte Energia. A construção de escolas estruturadas e equipadas não traz somente um espaço físico, mas uma série de incentivos à comunidade escolar indígena, que há muito tempo esperava por essa transformação”, afirma Cecilia Nascimento, coordenadora de educação indígena do município de Altamira.

Saúde - Além das escolas, as aldeias ganharão ainda 34 Unidades Básicas de Saúde Indígena, que também já tiveram as obras iniciadas em algumas aldeias. Segundo a Superintendência de Assuntos Indígenas da Norte Energia, a empresa vai destinar ao todo, em 27 projetos, cerca de R$ 212 milhões para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas do Xingu. As informações são da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário