Brasil Novo Notícias: Equipe resgata peixes na ensecadeira de Belo Monte

terça-feira, 28 de julho de 2015

Equipe resgata peixes na ensecadeira de Belo Monte

Créditos fotos: Norte Energia
Uma equipe de técnicos especializados em ictiofauna e auxiliares encerraram o resgate de peixes da ensecadeira onde será aprofundado o canal de fuga do sítio Belo Monte. A captura foi realizada usando redes de arrasto e tarrafas. Os peixes resgatados foram identificados por espécie, medidos, pesados, colocados em tanques com oxigênio e transportados para a “área de soltura”, onde foram devolvidos ao rio Xingu.

Créditos fotos: Norte Energia
A ação executada durante 10 dias mobilizou cerca de 25 profissionais, entre biólogos e auxiliares, os quais são responsáveis pela vistoria da área de 10 hectares e pelo resgate dos peixes. No total de resgate, início das atividades foram capturados mais de uma tonelada de peixes, entre tucunarés, pescadas, branquinhas, pacus, piranhas, mandi, traíras, cascudos entre outras espécies.
Segundo o especialista do Meio Biótico da Norte Energia, Roberto Leandro da Silva, a medida é uma das ações responsáveis do empreendimento para a preservação da diversidade de peixes.
Pelo canal de fuga, as águas que foram desviadas em Pimental retornarão para o leito original do rio Xingu, após gerar energia nas 18 turbinas da Casa de Força Principal de Belo Monte.



Por: Stefany Bragança
Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário