ELEGER CULPADOS É MUITO FÁCIL, DIFÍCIL É VIVER AS ADVERSIDADES, CAMINHAR POR VEREDAS AINDA POUCO CONHECIDAS, NAVEGAR POR ÁGUAS “ESTRANHAS” PARA DESVENDAR OUTROS BRASIS...
A Revista Carta Capital, divulgou em sue site nesta terça-feira (21), um artigo onde coloca e descrença as atividades desenvolvidas pela Empresa de consultoria Scientia Consultoria Científica na região da Transamazônica, especificamente nos municípios de Influência da Hidrelétrica de Belo Monte. Acompanhei de perto os esforços dos servidores desta Empresa nessa Região, participando inclusive de reuniões em três municípios – Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu – e, tenho que discordar do artigo, se a “destruição provocada por Belo Monte agora virou, efetivamente, uma atração”, não foi pelas atividades realizadas pela Scientia Consultoria Científica, e sim operadas pelo sensacionalismo de algumas mídias que desconhece os trabalhos por eles realizados.
Concordo que nós, os atingidos por Belo Monte, não tivemos nossos direitos respeitados desde a construção dos Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA e consequentemente na construção do Plano Básico Ambiental – PBA. Isso é fato! Agora descredenciar uma empresa para realizar, como diz o texto no Site Citado pelo autor,“um sitio escola em Altamira para estudantes de arqueologia, com o objetivo de “adquirir e/ou aprimorar conhecimento teórico e prático na área de arqueologia através da participação efetiva de um projeto de pesquisa de campo”. para estudarem a ocorrência de Terra Preta antropogênica na região, sepulturas humanas e gravuras rupestres.” Pelo simples fato de que essa tem com cliente a Norte energia é desvalorizar e desrespeitar profissionais que dedicaram grande parte de suas vidas na busca pela formação e que busca, por direito, exercer seu trabalho.
Muito tem para ser estudado e por trás de tudo há um interesse... Se alguém discorda e descredenciam de tal forma os trabalhos e os Projetos da Empresa Consultoria Científica na Região da Transamazônica, não é pelo simples fato de que acham que os povos que vive aqui são merecedores de suas bondades, e sim pelo interesse maior nos estudos e nos status que este pode lhes render.
Por: Valdemídio Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário