Brasil Novo Notícias: State Grid prevê contratação e capacitação de mão de obra local

quarta-feira, 29 de julho de 2015

State Grid prevê contratação e capacitação de mão de obra local


A chinesa State Grid Brazil Holding venceu no dia 17 de julho, o leilão para contratação do segundo sistema de transmissão da energia a ser gerada pela hidrelétrica de Belo Monte. Serão 2,5 mil quilômetros em linhas de transmissão. O vice presidente de O&M da State Grid, Ramon Haddad, conversou com o O Xingu sobre as expectativas da empresa para atuar na região.

Vencedora dos dois leilões da construção das linhas de transmissão de Belo Monte, a State Grid Brazil Holding prevê que no pico das duas obras, serão utilizados 28 mil trabalhadores. Ainda de acordo com a Companhia, os moradores das regiões Transamazônica e Xingu serão aproveitados. “Certamente a mão de obra preferencial é o trabalhador local. Buscaremos sempre utilizar os profissionais do entorno das linhas e das subestações para a prestação de serviço de construção”, prometeu Ramon Haddad.

O vice-presidente também contou que prevê a criação de cursos de capacitação, como o que foi praticado pela Norte Energia e o Consórcio Construtor Belo Monte na formação de profissionais para trabalhar na Usina de Belo Monte. “O programa de capacitação de profissionais é uma das estratégias da State Grid e uma das nossas principais medidas de logísticas de recurso. Como pretendemos utilizar trabalhadores locais a capacitação será fator determinante para o sucesso das atividades”, contou Ramon Haddad.

Sobre a vinda de operários chineses para a execução da Obra, o executivo explicou ao O Xingu: “Tal como amplamente divulgado esta notícia de que a State Grid pretende trazer 11 mil trabalhadores da China é um “folclore” sem nenhum fundamento. Virão para o Brasil apenas os especialistas chineses em tecnologia UHVDC que darão suporte à engenharia brasileira para garantir o sucesso dos nossos projetos. A experiência adquirida na China poderá, então, ser aproveitada e utilizada no Brasil”.

As obras do linhão ainda não foram iniciadas, pois ainda está em processo de licenciamento ambiental. A chinesa já conseguiu a Licença Prévia (LP) e está buscando a Licença de Instalação (LI) para o início das obras.

A primeira linha de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte foi licitada no início de 2014. O consórcio IE Belo Monte, formado por Furnas Centrais Elétricas S.A., State Grid Brazil Holding S.A. e Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte), foi o vencedor do leilão para tocar o projeto de 2,1 mil quilômetros em linhas de transmissão. A linha tem previsão de entrar em operação no final de 2019.

A State Grid é uma estatal chinesa que está no Brasil desde 2010, quando adquiriu sete companhias nacionais de transmissão de energia. A empresa abriu escritório em Belém, capital do Estado.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário