Brasil Novo Notícias: Norte Energia apresenta reassentamento rural coletivo

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Norte Energia apresenta reassentamento rural coletivo

Beneficiadas pelo Projeto Básico Ambiental da UHE Belo Monte visitaram os lotes onde será instalado o projeto, em Vitória do Xingu

Créditos da Foto: Norte Energia 

Moradores das comunidades rurais influenciadas pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte visitaram a área de Reassentamento Rural Coletivo, em construção pela Norte Energia no município de Vitória do Xingu. Até o momento, foram realizada duas visitas com 22 famílias ao canteiro de obras no Travessão 27 da rodovia Transamazônica, onde estão sendo construídas casas e infraestrutura básica em 30 lotes rurais de 75 hectares cada, ocupando uma área total de aproximadamente 2,4 mil hectares. As informações são da Norte Energia.

As inspeções, realizadas no dia 7 e hoje, 15, têm como objetivo mostrar aos moradores o andamento das obras no local. As visitas foram monitoradas por técnicos da Norte Energia, responsável pela construção de Belo Monte, a fim de esclarecer possíveis dúvidas dos futuros moradores.

O agricultor Djailson Bolonha, da comunidade Travessão do Palhal, ficou satisfeito com a visita. “Uma coisa é ver o projeto no papel. Outra coisa é ver a construção do reassentamento ao vivo. Isso nos passa muito mais segurança sobre a obra”, afirma o agricultor. Beneficiado com o lote 25 do projeto, ele acompanhou de perto a perfuração dos poços e a preparação das fundações das casas projetadas para o reassentamento.

Divididos em 15 hectares para uso agrícola e 60 hectares para a reserva legal, os lotes foram projetados para atender as necessidades da zona rural. Em cada um deles, haverá casas de três quartos com sala, cozinha e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, poço artesiano, fossa séptica, rede de energia elétrica e vias de acesso. No espaço também serão erguidos galpão comunitário e quadra de futebol de areia.

O Reassentamento Rural Coletivo é uma das formas de compensação para as famílias que moram em áreas rurais na área de influência do reservatório de Belo Monte. Os optantes dessa modalidade de compensação contarão também com assessoria técnica social e ambiental pela Norte Energia durante três anos. O suporte possibilitará acesso a linhas de crédito para a agricultura familiar e repasse de conhecimento e técnicas para produção nesses locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário