Brasil Novo Notícias: Setur e Vitória do Xingu debatem planejamento para o turismo do município

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Setur e Vitória do Xingu debatem planejamento para o turismo do município


Ontem, 21, o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, acompanhado pelo diretor geral do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-PA), Álvaro do Espírito Santo, e do coordenador de Investimentos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Gabriel Peixoto, desembarcou em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, a convite do prefeito Erivando Amaral, para conhecer as principais obras em andamento que pretendem alavancar o turismo no município.

Após uma reunião com o prefeito e os secretários municipais, Adenauer Góes proferiu a palestra “A importância do Planejamento Estratégico do Turismo para desenvolvimento sustentável do município”, na qual elucidou os objetivos gerais e específicos de um plano, sinalizando como o município deve iniciar e levantar diagnósticos, demandas, indicadores, etc. Ele entregou ao prefeito o Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, utilizado pelo governo do Estado, que é uma referência nacional e já deu origem a planos municipais, como os de Santarém e de Belterra.

Para o secretário de Estado de Turismo, o planejamento é a ferramenta necessária para saber o rumo que se deve tomar. “Através do planejamento podemos observar os pontos fortes e fracos, as necessidades do município em todos os sentidos. Posso citar a infraestrutura como uma delas, e cabe ao município gerenciá-la e posteriormente sinalizar para o empresariado quais investimentos devem ser feitos para atender esse público. O intuito é fazer do turismo uma atividade geradora de renda, melhorando as condições de vida e promovendo o desenvolvimento social sustentável”, disse.“Em 2001, com o advento do primeiro plano de desenvolvimento turístico do estado do Pará, foi criado o Polo Xingu. Porém, havia a necessidade de se ter um planejamento regional e municipal. Neste primeiro momento de atuação da recém criada Secretaria de Estado de Turismo, apenas 38 dos 144 municípios paraenses foram selecionados para receber o incentivo e apoio do estado. Vitória do Xingu, que vem crescendo dentro de uma realidade econômica mais promissora, se credenciou para desenvolver o seu planejamento estratégico sustentável de turismo e tentar trabalhar a implantação e o entendimento do turismo como atividade econômica no município”, destacou Adenauer.

De acordo com Gabriel Peixoto, coordenador de investimentos da Setur, o município tem que demonstrar interesse e solicitar o auxílio da secretaria. “Nosso secretário costuma brincar com o pleonasmo na seguinte frase: O município tem que se incluir dentro. O turismo é algo que tem que ser de dentro para fora, o município tem que querer, e muito, desenvolver essa atividade, pois ele vai direcionar suas políticas públicas para isso. O Polo Xingu é uma região que está apta a ser agraciada, porém tudo começa no planejamento. Nada pode ser feito de forma desordenada, pois o turista que vem a passeio, para aproveitar as belezas naturais da região, vai querer também uma boa estrutura hoteleira, bons restaurantes para conhecer a culinária local, além de opções de lazer para os outros dias de permanência”, argumentou.

Para o prefeito Erivando Amaral, depois de pronta, a hidrelétrica de Belo Monte pode vir a ser uma opção para visitação e um elemento fomentador do turismo na região. “Esta é uma obra que poderá ampliar o potencial turístico de nossa cidade e da região Transamazônica, por isso a Prefeitura de Vitória do Xingu vem acompanhando de perto todos os detalhes desse empreendimento”, declarou.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário