Brasil Novo Notícias: SAIBA COMO EVITAR EXPLOSÃO DE BOTIJÃO

sábado, 18 de fevereiro de 2017

SAIBA COMO EVITAR EXPLOSÃO DE BOTIJÃO

Segundo militares do Corpo de Bombeiros, é sempre muito indicada uma série de medidas de segurança para evitar os acidentes e vazamentos de botijões de gás de cozinha. A questão é que muitas pessoas não se informam sobre o assunto e acabam procedendo de forma incorreta, gerando os acidentes. Durante a noite desta sexta-feira (17), sabendo de algumas dessas medidas que são necessárias, a dona de casa Nêmora Ferreira, moradora do Bairro Uirapuru, colocou em prática o que sabia e evitou o pior, depois que tentou fazer a troca de um registro de uma botija, que acabou quebrando.
Na casa estavam além de Nêmora e sua mãe, algumas crianças. De acordo com os militares que chegaram em seguida, o vazamento de gás se dá, devido a uma falha técnica que acaba se espalhando em todo o ambiente. Quando alguém entra em casa e não percebe o vazamento, acaba realizando alguma ação que produza faísca, sendo o suficiente para gerar a explosão. A Nêmora, fez tudo correto, como é orientado por profissionais e ainda seguiu tudo que ela aprendeu quando fez parte de um grupo de escoteiros da cidade.
Apesar do conhecimento, a dona de casa afirmou para os militares, que o susto também foi grande. Mas assim que eles chegaram, fizeram o restante dos procedimentos.
Dicas importantes, foram ressaltadas pelos bombeiros:
Na hora colocar o botijão, sempre opte por lugares ventilados, pois em caso de vazamento, o gás irá se dissipar ao invés de se acumular no ambiente.
·         Não deixar o botijão de gás exposto a chuva ou ao sol.
·         Não utilizar isqueiro para acender o fogão.
·         Na hora de acender o fogão, primeiro riscar o fósforo para depois abrir o gás.
·         A instalação deve ser feita longe de instalações elétricas, tomadas e interruptores, com uma margem de segurança obrigatória de 1,50 metros.
No final de tudo, o sub tenente parabenizou a dona de casa.
Reportagem: Quezia Sarmento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário