Brasil Novo Notícias: Casa de governo e Norte Energia ocupados por manifestantes

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Casa de governo e Norte Energia ocupados por manifestantes

A rede, que muitas vezes dá a ideia de descanso, representa a persistência. A Casa de Governo de Altamira, órgão que representa o Governo Federal, e o escritório da Norte Energia, estão ocupados desde quinta-feira (16). Moradores da área da lagoa do Bairro Jardim Independente I travam uma luta antiga para serem cadastrados pela empresa responsável pela construção da Usina Hidroelétrica Belo Monte. Apesar da determinação feita pelo instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos renováveis no último dia 25, nada foi feito até agora.
Izan Lira Coord. Ambaji  diz que os moradores receberam uma informação extra oficial de que a norte energia vai mandar desocupar a área uma vez que o local pertence ao empreendimento.A associação dos moradores do bairro está à frente das manifestações, com o apoio do movimento dos atingidos por barragem. O pescador Virgilio, que mora no bairro há 14 anos, afirma que os alagamentos e as dificuldades de viver no local aumentaram significantemente com o enchimento do reservatório da hidroelétrica.
Os manifestantes, que montaram acampamento, estão se mantendo com doações e apoio da população. Eles alternam os horários para que os locais estejam sempre ocupados. Do lado de dentro do escritório da Norte Energia, a segurança foi reforçada. Do lado de fora, representantes das cerca de 500 famílias que moram na área de risco, dizem que só saem quando tiverem alguma resposta concreta em relação ao levantamento socioeconômico.
Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da Norte Energia que, até agora, não apresentou nenhum posicionamento sobre o assunto.
Reportagem: Juliana Carvalho
Fonte: Vale do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário